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Entre percepção e realidade: estigmas da toxicomania e seu impacto na assistência em medicina dentária

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Abstract(s)

Introdução: A perceção e o estigma associados à toxicodependência têm um impacto significativo na qualidade dos cuidados prestados em medicina dentária. Esta tese visa explorar as atitudes e conhecimentos dos profissionais de saúde oral em França relativamente aos pacientes com dependência de substâncias, identificando como essas perceções influenciam o tratamento e a relação com os pacientes. Objetivos: Compreender as atitudes dos profissionais de saúde oral face aos pacientes toxicodependentes e como estas influenciam os cuidados de saúde. Avaliar o nível de conhecimento sobre as práticas adequadas e identificar barreiras e desafios que afetam a prestação de cuidados nestas situações. Material e métodos: Estudo misto, quantitativo e qualitativo, com aplicação de questionários online a profissionais de saúde oral em França (maio-junho de 2024). A análise estatística foi realizada com testes de qui-quadrado e de Fisher. Resultados: A maioria dos profissionais enfrenta dificuldades na identificação de pacientes toxicodependentes, com variações entre especialidades. Verificaram-se lacunas na formação e conhecimento. 59% acreditam que os profissionais de saúde oral não têm formação suficiente para combater os estereótipos e a discriminação. Conclusão: A formação contínua e a implementação de práticas interdisciplinares são essenciais para melhorar a qualidade dos cuidados e reduzir o estigma associado à toxicodependência na medicina dentária.
Introduction: The perception and stigma associated with substance dependence significantly impact the quality of dental care provided. This thesis aims to explore the attitudes and knowledge of oral health professionals in France towards patients with substance dependence, identifying how these perceptions influence treatment and relationships with the patients. Objectives: To understand the attitudes of oral health professionals towards substance-dependent patients and how these attitudes affect healthcare delivery. To assess the level of knowledge about appropriate practices and identify barriers and challenges that impact care provision. Material and methods: A mixed-methods study, both quantitative and qualitative, was conducted through online questionnaires distributed to oral health professionals in France between May and June 2024. Statistical analysis was performed using chi-square and Fisher's tests. Results: Most professionals face difficulties in identifying substance-dependent patients, with significant variation between specialties. Knowledge and training gaps were identified. 59% believe oral health professionals are not adequately trained to combat stereotypes and discrimination. Conclusion: Continuous education and interdisciplinary practices are crucial to improving care quality and reducing stigma associated with substance dependence in dental medicine.

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Toxicodependência Estigma Medicina dentária Cuidados de saúde Formação contínua Substance dependence Stigma Dental medicine Healthcare Continuous education

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