Repository logo
 
Publication

Auto-conceito e auto-eficácia: semelhanças, diferenças, inter-relação e influência no rendimento escolar

dc.contributor.authorNeves, Sílvia Pinapor
dc.contributor.authorFaria, Luísa
dc.date.accessioned2010-03-04T09:06:57Zpor
dc.date.accessioned2011-10-06T14:51:25Z
dc.date.available2010-03-04T09:06:57Zpor
dc.date.available2011-10-06T14:51:25Z
dc.date.issued2009por
dc.description.abstractEste artigo faz uma revisão conceptual, metodológica e empírica sobre os construtos de auto-conceito e auto-eficácia, os quais, sendo construtos afins, partilham algumas semelhanças,pois ambos se definem em torno da noção de competência pessoal, mas têm também diferenças importantes que conduzem à necessidade de uma operacionalização distinta. Já do ponto de vista empírico, auto-conceito e auto-eficácia surgem positivamente associados entre si, e, embora sejam ambos preditores da realização, é a auto-eficácia que assume um papel mais proeminente nessa explicação. This paper presents a conceptual, ethodological, and empirical revision of self-concept and self-efficacy constructs. As two related constructs, self-concept and self-efficacy share some similarities, for they are both grounded in personal competence perceptions. Nonetheless, there are important differences that imply the need for distinct operationalizations. from the empirical point of view, self-concept and self-efficacy are positively associated with each other and, even though they both emerge as important predictors of achievement, self-efficacy has a more prominent role in that prediction.por
dc.identifier.citationRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 6 (2009) 206-218.por
dc.identifier.issn1646-0502por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/1330por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.relation.ispartofseriesRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.relation.ispartofseries6por
dc.subjectAuto-conceitopor
dc.subjectAuto-eficáciapor
dc.subjectRendimento escolarpor
dc.subjectSelf-conceptpor
dc.subjectSelf-efficacypor
dc.subjectSchool achievementpor
dc.titleAuto-conceito e auto-eficácia: semelhanças, diferenças, inter-relação e influência no rendimento escolarpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameFaria
person.givenNameLuísa
person.identifier.ciencia-id411E-076B-EC31
person.identifier.orcid0000-0002-3225-6233
person.identifier.scopus-author-id7005022395
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0deecec6-9b6e-436b-8bb0-be7c04f5d7e8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0deecec6-9b6e-436b-8bb0-be7c04f5d7e8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
206-218_ FCHS06-5.pdf
Size:
172.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Plain Text
Description: