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Gestão de dados sobre o consumo em autocarros elétricos

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Luis Borges
dc.contributor.authorBento, Paulo Filipe Seabra
dc.date.accessioned2021-08-02T14:14:21Z
dc.date.available2021-08-02T14:14:21Z
dc.date.issued2021-06-29
dc.description.abstractO problema que este trabalho pretende resolver, trata da realidade existente na empresa STCP, e a sua necessidade de carregar autocarros elétricos (mantendo operacional o serviço que estes realizam). O foco principal deste trabalho é desenvolver ferramentas, que possibilitem a facilidade de análise destes carregamentos, para que sejam feitos da forma mais eficiente possível. Sendo que devido às características destes veículos, como peso, do próprio veículo e carga (Kivekäs et al., 2019), tal como pessoas e suas bagagens, a autonomia não é suficiente, se o AE não tiver bateria suficiente, para efetuar todo o percurso da linha pré-estabelecida pela STCP, que atualmente um autocarro a diesel ou a gás natural, consegue fazer. Evidentemente o processo de abastecimento para um autocarro do tipo elétrico é muito mais moroso e de caráter seletivo, já que os postos de abastecimento para este tipo de veículo são escassos e com essas condições em conta, é necessário efetuar um planeamento para que a utilização dos autocarros elétricos seja feita da forma mais otimizada. O plano inicial estabelecido pela empresa, STCP, é que os novos autocarros elétricos passem a circular no centro da cidade do Porto, deixando progressivamente de serem usados os autocarros de outros tipo de combustível nos centros das cidades, onde o foco de poluição, tal como dito por Abbasi, 2018, é maior, e onde o autocarro com uma autonomia menor pode ficar mais próximo do ponto de recarga, tirando o máximo partido do veículo. Assim sendo o objetivo das ferramentas desenvolvidas neste trabalho é o de retirar análises estatísticas, ou gráficos, a partir de um conjunto de dados pré existente e fornecido pela STCP, acerca dos carregamentos dos autocarros elétricos e, com essa informação, ajudar a determinar quais serão os melhores horários para carregamentos e subsequentemente ajudar a criar um calendário para garantir que os carregamentos e distribuição são feitos na melhor altura. Este estudo, não só irá permitir tirar o máximo partido do potencial destes veículos, como certamente ajudará nas despesas, visto que as recargas serão feitas apenas quando necessário e de uma forma, em que não ocorra desperdício. A ferramenta em questão será uma aplicação que irá ler os dados a partir de uma base de dados e processando os mesmos apresentará estatísticas (gráficos) mais ou menos complexas que ajudarão a tomar as decisões necessárias para tirar o melhor partido dos recursos disponíveis.pt_PT
dc.description.abstractThe problem addressed in this dissertation, relates to a reality that exists in the company STCP, and it’s need to charge electric buses (maintaining the current services available). The main focus is to develop tools that aid in the analysis of the charging process, so that these are done in the most efficient way. Even with the characteristics of these vehicles, such as weight, of the vehicle itself plus the load, (Kivekäs et al., 2019) that it will carry people and their baggage, the battery autonomy is not enough, if the bus does not have sufficient battery, to carry out the entirety of the route pre-established by STCP, which currently a diesel or natural gas bus, is able to complete. Evidently the supply process for an electric bus is slower and more selective, since the supply posts for this type of vehicle are scarce and with these conditions in mind, it is necessary to have a plan so that the utilization of these types of vehicles is done in the most effective manner. The initial plan defined by STCP, is that the new electric buses will circulate in the center of the city of Porto, progressively removing the need for other types of buses that use more harmful fuels in the centers of cities, where the pollution focus is greater, as said by Abbasi, 2018, and where a bus with a lower autonomy can stay closer to the charging station, therefore extracting the most value out of the vehicle. That being said, the objective of the developed tools is to withdraw stats, or graphs, from preexisting data provided by STCP, about the charges of electric buses, to allow to determine when are the most strategic times to charge and subsequently, help to, come up with a Schedule to ensure the charges and distribution are made at the right time. This study will not only allow to withdraw the most potential from these vehicles, but will certainly help in the costs, since charges will only happen when necessary and in a way that there's no waste. The above mentioned tool will be an app which will read data from a database and process the data, it will show stats(graphs) more and less advanced which will help to make the needed decisions to take full advantage of the available resources.pt_PT
dc.identifier.tid202977994
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/10132
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutocarro elétricopt_PT
dc.subjectPoluiçãopt_PT
dc.subjectPontos de recargapt_PT
dc.subjectDistribuiçãopt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectElectric buspt_PT
dc.subjectPollutionpt_PT
dc.subjectRecharge pointspt_PT
dc.subjectDistributionpt_PT
dc.subjectConsumptionpt_PT
dc.titleGestão de dados sobre o consumo em autocarros elétricospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática, ramo de Computação Móvelpt_PT

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