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Authors
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Abstract(s)
Com este estudo pretende-se avaliar a qualidade de vida das famílias com
crianças com necessidades educativas especiais, no âmbito da intervenção precoce,
considerando a qualidade e satisfação com os serviços de apoio social prestados.
A investigação envolveu 60 mães de crianças dos 0 aos 6 anos, de ambos os
sexos, a residirem nos sete concelhos que constituem as Áreas Educativas de Entre
Douro e Vouga e de Oliveira de Azeméis. Dessas, 30 têm filhos com necessidades
educativas especiais e usufruem dos serviços de intervenção precoce e as restantes 30
têm filhos sem necessidades educativas especiais.
Este estudo caracteriza-se por ser de natureza comparativo, observacional e
exploratório. Recorreu-se a três instrumentos de recolha de dados: um Questionário para
identificar as Necessidades, os Apoios Sociais e o que pensam as mães sobre a Vida das
suas Famílias, a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e a Escala de
Avaliação de Qualidade de Vida WHOQOL-Bref.
Avaliou-se e comparou-se a satisfação com os serviços de apoio social nas
dimensões importância, solicitação e concretização, tipo e quantidade de técnicos,
satisfação com a facilidade de utilização, a disponibilidade da comunidade e com a sua
própria saúde, entre os dois grupos de mães e ainda, a percepção que essas mães têm da
qualidade de vida de si próprias e das suas famílias.
Verificamos não haver diferenças na satisfação com o apoio social. Concluímos
que o suporte social tem muita importância para uma melhor qualidade de vida nos dois
grupos de mães, mas que existem diferenças estatisticamente significativas na
solicitação e na concretização dos serviços de apoio social. As mães com filhos com
necessidades educativas especiais solicitaram e receberam mais apoio, mas estão mais
insatisfeitas com o tipo e quantidade de técnicos. Os dois grupos não diferem quanto à
satisfação com a facilidade de acesso e a disponibilidade dos recursos.
Os resultados mostraram ainda que há uma idêntica percepção de satisfação com
a saúde e qualidade de vida. No entanto, as preocupações relacionadas com a família
são diferentes, sendo o apoio económico o aspecto considerado como mais essencial
para melhorar a vida. De uma forma geral, quanto maior é a satisfação com o suporte
social melhor é a qualidade de vida das mães dos dois grupos.
Cette étude a pour but d’analyser la qualité de vie de familles ayant des enfants
en situation de handicap et ce, dans le cadre de l’intervention précoce par rapport à la
qualité et satisfaction avec les services d’assistance sociale fourni.
Cette investigation analyse a englobé 60 mères ayant des enfants entre 0 et 6 ans,
aussi bien filles que garçons, habitant dans les sept conseils qui constituent les régions
éducatives entre Douro et Vouga et Oliveira de Azeméis. Trente de ces 60 mères ont
des enfants en situation de handicap e bénéficient des services d’intervention précoce et
les 30 autres mères n’ont pas d’enfants en situation de handicap.
Cette analyse se caractérise par son caractère comparative, observationnel et
descriptif et ayant recours a 3 outils de collecte de données : un questionnaire pour
identifier les situations de handicap, le taux de satisfaction par rapport à l’aide sociale et
le taux d’évaluation de qualité de vie WHOQOL-Bref.
Nous avons analysé et comparé le contentement par rapport aux services
d’assistance sociale au niveau de l’importance, de la sollicitation et de la concrétisation,
du type et de la quantité des professionnels ainsi que le contentement avec la facilité
d’utilisation, la disponibilité de la communauté e avec sa propre santé, pour les deux
groupes de mères et en plus, la perception que ces mères ont de leurs qualités de vie
ainsi que celle de leurs familles.
Cette étude a révélé qu’il n’y a pas de différence de contentement par rapport à
l’assistance sociale. Ainsi, nous pouvons en conclure que l’aide sociale est d’une
extrême importance afin de donner une meilleure qualité de vie aux deux groupes de
mères. Cependant, il existe des différences significatives au niveau statistique à propos
de la sollicitation et de la concrétisation des services d’assistance sociale. Les mères
ayant des enfants en situation de handicap ont sollicité et ont reçu plus d’aide sociale
mais elles sont plus insatisfaites par rapport au type et à la quantité des professionnels.
Les deux groupes sont d’accord à propos de leur mécontentement quant à la facilité
d’accès et à la disponibilité des ressources.
Les résultats ont aussi révélé qu’il existe une perception semblable
d’insatisfaction au niveau de la santé et de la qualité de vie. Les préoccupations avec la
famille sont différentes, l’aide économique étant l’aspect primordial pour améliorer la
qualité de vie.
The purpose of this study is to evaluate the quality of life of families with
children with special educational needs, in terms of early intervention, considering
quality and satisfaction with social support services available.
This research considers 60 mothers of children aged between 0 and 6, from both
genders, living in the 7 neighborhoods that make up the educational areas of Entre
Douro and Vouga and Oliveira of Azeméis. Among them, 30 mothers have children
with special educational needs and use early intervention services and the remaining 30
have children with no identified problems.
The study is comparative, observational and nature. Participants answered three
instruments: a questionnaire to identify needs, social support and mother´s opinion
about their families´ life, the Satisfaction with Social Support Scale and the
WHOQOL-Bref.
Satisfaction with social support services was assessed and compared in terms of
importance, request and performance, type and number of technicians available, user
friendly satisfaction, the availability of the community with its own health between the
two groups of mothers. Additionally, it was compared the perception that these mothers
have about their quality of life of their families.
It has been noticed that there were no differences concerning the social support
satisfaction. Social support revealed to be important to quality of life in both groups of
mothers. However, statistically there are significant differences concerning the request
and in the performance of the social support services. Mothers with children with
special educational needs requested and received more support, but they are less
satisfied with the type and number of technicians. Both groups are not satisfied either
with the readiness of access and the availability of the resources.
The results also showed an identical perception of satisfaction with health and
quality of life. Worries related to family are different in the two groups, being the
financial support considered the most essential to improve life. Generally speaking, the
higher the social support satisfaction, the better becomes the quality of life in the two
groups.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia.