Repository logo
 
Publication

O ritual da comunicação e o ritual do consumo: novas tribos, novos rituais

dc.contributor.authorSilva, Susana
dc.contributor.authorGalhardo, Andreia
dc.contributor.authorTorres, Rui
dc.date.accessioned2012-12-14T11:54:49Z
dc.date.available2012-12-14T11:54:49Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste artigo aborda a condição dos objectos enquanto signos produzidos pelo discurso publicitário, promovendo uma reflexão sobre as relações que se estabelecem entre comunicação, consumo e publicidade. Nas sociedades contemporâneas, os objectos excedem as suas características funcionais para se revestirem de tecido simbólico, transportando significados e valores que se projectam nas relações sociais e na ideologia que orienta a actuação do indivíduo no mundo. Alargada e adaptada aos mais diferentes suportes desta cultura mediática, a publicidade equipara-se a uma forma de religião perante as novas tribos do consumo, elevando meros produtos a objectos mágicos e transformando rituais de aquisição em rituais de comunicação. Neste jogo simbólico, os objectos surgem plenos de valor identitário, representando socialmente o indivíduo e colocando-o perante as múltiplas imagens do consumo e de si mesmo.por
dc.identifier.citationComunicação e sociedade. Braga. ISSN 1645-2089. 19 (2011) 301-315.por
dc.identifier.issn1645-2089
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/3449
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCentro de Estudos de Comunicação e Sociedadepor
dc.relation.ispartofseriesComunicação e sociedade;19 (2011)
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/article/view/913por
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectConsumopor
dc.titleO ritual da comunicação e o ritual do consumo: novas tribos, novos rituaispor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade do Minho, Braga, Portugalpor
oaire.citation.endPage315por
oaire.citation.startPage301por
oaire.citation.titleComunicação e Sociedadepor
oaire.citation.volume19por
person.familyNameGalhardo Rodrigues
person.familyNameTorres
person.givenNameAna Andreia
person.givenNameRui
person.identifierqfmF53UAAAAJ
person.identifier.ciencia-idDD12-BD12-525C
person.identifier.ciencia-id3F18-80A9-F79B
person.identifier.orcid0000-0002-4959-8002
person.identifier.orcid0000-0002-3337-0863
person.identifier.scopus-author-id55858522100
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationd17111a4-5108-4c2a-ad7b-c1fc8b1ae11a
relation.isAuthorOfPublicationf5824766-d724-4bfd-b947-61c1121c23b4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf5824766-d724-4bfd-b947-61c1121c23b4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O ritual da comunicação e o ritual do consumo.pdf
Size:
284.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: