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Estudo dos valores profissionais em contexto escolar
dc.contributor.advisor | Santos, Nelson Lima | por |
dc.contributor.author | Neves, Sílvia Pina | por |
dc.date.accessioned | 2009-03-11T10:03:33Z | por |
dc.date.accessioned | 2011-10-25T15:27:04Z | |
dc.date.available | 2009-03-11T10:03:33Z | por |
dc.date.available | 2011-10-25T15:27:04Z | |
dc.date.issued | 2000 | por |
dc.description | Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciada em Psicologia Social e do Trabalho | por |
dc.description.abstract | Neste trabalho, os valores profissionais são apresentados como um construto que, enquanto influente e influenciado, acompanha o desenvolvimento vocacional e humano ao longo do ciclo vital. Assim, é realçada a influência da valorização e da centralidade profissionais e não profissionais no definir de um estilo de vida e no processo de tomada de decisão, tendo em conta o papel da intervenção vocacional no apoio à construção de um projecto profissional e de vida. Propõe-se, ainda, a integração de vários modelos que abordam a valorização e a centralidade profissionais, discutindo-se as suas implicações teórico-práticas. Um estudo acerca dos valores profissionais, que inclui a construção, adaptação e administração do Questionário sobre Valores da Vida Profissional (Q.V.V.P.), conclui que o instrumento revela boas qualidades psicométricas, que a amostra de 338 alunos do Porto e Grande Porto valoriza a actividade profissional, e que o seu perfil de valores profissionais se diferencia em função do sexo, do nível de escolaridade, da opção/projecto vocacional e da participação em orientação vocacional. Na sua globalidade, os resultados indicam que um novo quadro de valores está a surgir, quer no sentido de a par da valorização profissional se valorizarem também actividades não profissionais, principalmente aquelas que vivem do relacionamento interpessoal, quer no sentido das valorizações tipicamente masculinas e femininas estarem a ser acompanhadas por um padrão de valores profissionais do tipo andrógino. Finalmente, discutem-se os resultados, identificam-se implicações para a intervenção e levantam-se pistas para futuras investigações na área. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/988 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | [s.n.] | por |
dc.title | Estudo dos valores profissionais em contexto escolar | por |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bachelorThesis | por |