Repository logo
 
Publication

Estudo dos valores profissionais em contexto escolar

dc.contributor.advisorSantos, Nelson Limapor
dc.contributor.authorNeves, Sílvia Pinapor
dc.date.accessioned2009-03-11T10:03:33Zpor
dc.date.accessioned2011-10-25T15:27:04Z
dc.date.available2009-03-11T10:03:33Zpor
dc.date.available2011-10-25T15:27:04Z
dc.date.issued2000por
dc.descriptionMonografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciada em Psicologia Social e do Trabalhopor
dc.description.abstractNeste trabalho, os valores profissionais são apresentados como um construto que, enquanto influente e influenciado, acompanha o desenvolvimento vocacional e humano ao longo do ciclo vital. Assim, é realçada a influência da valorização e da centralidade profissionais e não profissionais no definir de um estilo de vida e no processo de tomada de decisão, tendo em conta o papel da intervenção vocacional no apoio à construção de um projecto profissional e de vida. Propõe-se, ainda, a integração de vários modelos que abordam a valorização e a centralidade profissionais, discutindo-se as suas implicações teórico-práticas. Um estudo acerca dos valores profissionais, que inclui a construção, adaptação e administração do Questionário sobre Valores da Vida Profissional (Q.V.V.P.), conclui que o instrumento revela boas qualidades psicométricas, que a amostra de 338 alunos do Porto e Grande Porto valoriza a actividade profissional, e que o seu perfil de valores profissionais se diferencia em função do sexo, do nível de escolaridade, da opção/projecto vocacional e da participação em orientação vocacional. Na sua globalidade, os resultados indicam que um novo quadro de valores está a surgir, quer no sentido de a par da valorização profissional se valorizarem também actividades não profissionais, principalmente aquelas que vivem do relacionamento interpessoal, quer no sentido das valorizações tipicamente masculinas e femininas estarem a ser acompanhadas por um padrão de valores profissionais do tipo andrógino. Finalmente, discutem-se os resultados, identificam-se implicações para a intervenção e levantam-se pistas para futuras investigações na área.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/988por
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.titleEstudo dos valores profissionais em contexto escolarpor
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebachelorThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Monografia.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Plain Text
Description: