Repository logo
 
Publication

O efeito da realidade virtual em pacientes com esclerose múltipla: revisão bibliográfica

dc.contributor.advisorDuarte, Mariana
dc.contributor.authorCamarinha, Margarida
dc.date.accessioned2020-07-22T10:34:57Z
dc.date.available2020-07-22T10:34:57Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Fisioterapiapt_PT
dc.description.abstractObjetivo: Averiguar o papel da realidade virtual (RV) em pacientes com esclerose múltipla (EM). Metodologia: Pesquisa computorizada nas bases de dados PubMed, PEDro e Science Direct para identificar estudos randomizados controlados que avaliem a eficácia da RV na EM. Resultados: Nesta revisão foram incluídos 6 estudos randomizados controlados com 172 pacientes, com classificação metodológica média de 6.67 na escala de Physiotherapy Evidence Database (PEDro), dos quais 2 comparam o tratamento fisioterapêutico com o Lokomat-Pro e Removi respetivamente, versus só tratamento fisioterapêutico, 1 verificou a eficácia de uma plataforma de jogos “serious” comparando-os com os “exergames”, usados na NintendoWii. Outro estudo incluído, compara a fisioterapia com o Lokomat-Pro versus o Lokomat-Nanos, 1 compara o treino de equilíbrio por RV ao tratamento de fisioterapia. E por fim, 1 compara o treino de equilíbrio (Biodex Balance SB) a um grupo que não realiza intervenção. Conclusão: A RV pode contribuir para a reabilitação do equilíbrio, marcha, capacidade motora, influenciar positivamente a autoestima, no entanto, a RV não é muito utilizada na EM, devido à falta de conhecimento sobre a sua aplicabilidade. Sugere-se mais estudos sobre a RV para provar a sua eficácia.pt_PT
dc.description.abstractObjective: To determine the role of virtual reality (VR) in patients with multiple sclerosis (MS). Methodology: Research Computerized on databases PubMed, PEDro and Science Direct to identify randomized controlled trials that evaluate the efficacy of VR in MS. Results: 6 randomized controlled trials with 172 patients, with an average methodological score of 6.67 on the Physiotherapy Evidence Database (PEDro) scale were included in the review, 2 studies compare the physiotherapeutic treatment with Lokomat-Pro and Removi respectively, vs only physiotherapeutic treatment, 1 verified the effectiveness of a "serious"gaming platform by comparing them to the "exergames" used on Nintendo Wii, 1 compares physiotherapy with Lokomat-Pro vs Lokomat-Nanos, 1 compared balancing training with VR to physical therapy treatment. And finally, 1 compares the balance training (Biodex Balance SB) to a group without intervention. Conclusion: VR can contribute to the rehabilitation of balance, gait control, motor capacity, positively influence self-esteem, however VR is not very applied due to lack of knowledge. Further studies are needed to prove their efficacy.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8798
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectRealidade virtualpt_PT
dc.subjectEsclerose Múltiplapt_PT
dc.subjectFisioterapiapt_PT
dc.subjectVirtual realitypt_PT
dc.subjectMultiple Sclerosispt_PT
dc.subjectPhysiotherapypt_PT
dc.titleO efeito da realidade virtual em pacientes com esclerose múltipla: revisão bibliográficapt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PG_31294.pdf
Size:
523.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format