Repository logo
 
Publication

Transformações e tendências do ensino-aprendizagem na era do digital: alguns passos para uma arqueologia de um novo saber-poder

dc.contributor.authorSantos, Nelson Limapor
dc.contributor.authorGomes, Inês
dc.date.accessioned2011-01-14T09:50:25Zpor
dc.date.accessioned2011-10-06T14:48:48Z
dc.date.available2011-01-14T09:50:25Zpor
dc.date.available2011-10-06T14:48:48Z
dc.date.issued2009por
dc.description.abstractO objectivo do presente trabalho é o de organizar e de partilhar algumas reflexões de cariz psicológico e, até, epistemológico, que possam contribuir para fundar novas práticas – leia-se, novos modos-de-fazer e de poder-saber –, promotoras da renovação e reconstrução do processo de ensino-aprendizagem, no quadro dos desafios e oportunidades, mas também dificuldades e ameaças, proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e do Conhecimento e, muito particularmente, pelo e-learning. The present article analyses and discusses some psychological and epistemological assumptions underlying Information and Communication Technologies, in general, and elearning, in particular, discussing the opportunities and challenges as well as difficulties and threats of these instruments, with regard to educational and pedagogical practices, in order to offer new forms of action and interaction in teaching and learning processes, to enhance literacy, and to promote learners empowerment.por
dc.identifier.citationAntropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 11 (2009) 143-159.por
dc.identifier.issn0873-819Xpor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/1841por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.relation.ispartofseriesAntropológicaspor
dc.relation.ispartofseries11 (2009)por
dc.titleTransformações e tendências do ensino-aprendizagem na era do digital: alguns passos para uma arqueologia de um novo saber-poderpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGomes
person.givenNameInês
person.identifier.ciencia-id361C-729F-48EB
person.identifier.orcid0000-0002-5589-5302
person.identifier.ridAGW-3707-2022
person.identifier.scopus-author-id57194101300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication057e673a-c304-4336-a755-06beae8d5afb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery057e673a-c304-4336-a755-06beae8d5afb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
143-159.pdf
Size:
120.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Plain Text
Description: