Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Parâmetros estéticos: perspetiva de leigos, de estudantes de Medicina Dentária e de médicos dentistas, numa população brasileira

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PPG_33385.pdfPPG_333851.47 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Objetivo: Hoje em dia a estética facial é um tema muito importante para a população, contudo, o conceito de beleza ainda é muito subjetivo, devido à perceção de atratividade ter muitos fatores modificadores associados, fazendo com que a perspetiva de beleza de cada indivíduo varie. Com o presente estudo, pretendeu-se avaliar a perceção da atratividade entre a classe da Medicina Dentária (EMD e MD) e leigos, concluindo então se o grau de diferenciação e experiência clínica na área da Medicina Dentária, interfere nesta perceção, tal como a idade e o género dos participantes. Métodos: Este estudo foi realizado através da manipulação de uma fotografia a cores, de um indivíduo do género feminino e caucasiano, com uma face considerada, esteticamente, dentro dos parâmetros normais, obtendo-se um álbum de 12 fotografias. Efetuou-se o questionário a uma amostra de 87 participantes, sendo 27 (31.0%) pacientes (Leigos), 30 Estudantes de Medicina Dentária (34.5%) e 30 Médicos Dentistas (34.5%). Resultados: Os indivíduos com faces mais próximas das proporções ideais são considerados mais atraentes. Quanto às variáveis em estudo, formação, género e idade, relativamente à perceção de atratividade, apenas não se constataram diferenças estatisticamente significativas ao nível do género. A nível da idade, tanto o grupo dos Estudantes de Medicina Dentária, como o grupo dos Médicos Dentistas evidenciou uma relação positiva com perceção estética, aumentando esta perceção, com o avançar da idade. Conclusões: É essencial para o Médico Dentista ter consciência dos parâmetros a seguir, quanto à estética facial, sendo este um dos motivos, pelos quais, mais são procurados, hoje em dia. Assim sendo, estes devem ter em conta estes ideais aquando da projeção de um plano de tratamento, mas, além disto, devem seguir a perceção estética do paciente, individualizando o tratamento.
Objectives: Nowadays facial aesthetics is a very important theme for the population, however, the concept of beauty is still very subjective, due to the perception of attractiveness having many modifying factors associated, causing the perspective of beauty of each individual to vary. With the present study, it was intended to evaluate the perception of attractiveness between the Dental Medicine class (EMD and MD) and lay people, concluding then if the degree of differentiation and clinical experience in the area of Dental Medicine, interferes in this perception, as well as the age and gender of participants. Methods: This study was carried out through the manipulation of a color photograph of a female and Caucasian individual, with a face considered, aesthetically, within normal parameters, obtaining an album of 12 photographs. The questionnaire was administered to a sample of 87 participants, being 27 (31.0%) patients (lay), 30 students of dental medicine (34.5%) and 30 dentists (34.5%). Results: Individuals with faces closer to ideal proportions are considered more attractive. As for the variables under study, training, gender and age, regarding the perception of attractiveness, only statistically significant differences were not found in terms of gender. In terms of age, both the group of Dental Medicine Students and the group of Dentists showed a positive relationship with aesthetic perception, increasing this perception with advancing age. Conclusions: It is essential for the Dentist to be aware of the parameters that he must follow, regarding facial aesthetics, which is one of the reasons why they are most sought, nowadays. Therefore, they must take these ideals into account when designing a treatment plan, but, in addition, they must follow the patient's aesthetic perception, individualizing the treatment.

Description

Keywords

Facial Esthetic Attractiveness Beauty Perception

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License