Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação de conhecimentos sobre tratamentos com implantes dentários em alunos finalistas de medicina dentária: um estudo qualitativo transversal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PPG_38623.pdfProjeto de pós-graduação_386231.05 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Introdução: O tratamento com implantes dentários é considerado a solução ideal para a reabilitação de dentes perdidos. Este estudo torna-se pertinente para compreender as perceções dos alunos em relação aos implantes dentários, ajudando a reconhecer necessidades curriculares, identificar a confiança dos alunos no tratamento e orientar objetivos de prática futura e decisões formativas. Objetivo: Avaliar o conhecimento, a consciência e a atitude de estudantes de medicina dentária relativamente ao tratamento com implantes dentários e à formação nesta área específica na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. Metodologia: Estudo qualitativo transversal aplicado a alunos do 4º e 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Foi criado um questionário baseado na literatura científica, dividido em três partes: perceções sobre tratamento, perceções sobre o ensino e planos futuros relativos aos implantes dentários. Resultados: 75,6% dos inquiridos estavam no 5º ano. 93,3% consideraram os implantes opção restauradora para molares mandibulares perdidos, 82,2% para incisivos maxilares e 86,7% para mandíbulas edêntulas. A experiência do operador foi identificada como o principal fator de complicações. 86,7% expressaram interesse em saber mais sobre implantes, com destaque para o aspeto cirúrgico. Os cursos de especialização e formação contínua foram as opções mais escolhidas para formação futura. Conclusão: Os estudantes estão conscientes do tratamento com implantes como opção restauradora, mas é necessária uma revisão curricular e avaliação dos métodos de ensino para garantir melhor preparação face ao aumento da procura por este tipo de tratamento.
Introduction: Treatment using dental implants is considered the ideal solution for the rehabilitation of missing teeth. This study aims to understand students' perceptions regarding dental implants, identifying curricular needs, assessing confidence in treating patients, and guiding future practice goals and postgraduate education decisions. Objective: To evaluate the knowledge, awareness and attitudes of dental students regarding dental implant treatment and training in this specific area at the Faculty of Health Sciences of the University Fernando Pessoa. Methodology: A qualitative cross-sectional study conducted with 4th and 5th-year students of the Integrated Master's in Dental Medicine. A questionnaire based on scientific literature was created, comprising three parts: perceptions of treatment, perceptions of teaching, and future plans regarding dental implants. Results: 75.6% of respondents were in the 5th year. 93.3% considered implants a restorative option for missing mandibular molars, 82.2% for maxillary incisors and 86.7% for edentulous mandibles. Operator experience was considered the main factor in complications. 86.7% were interested in further learning about implants, with a focus on the surgical aspect. Specialization and continuing education courses were the most preferred future training paths. Conclusion: Students are aware of dental implants as a restorative option, but curriculum review and teaching method evaluation are necessary to better prepare students for the increasing demand for this type of treatment.

Description

Keywords

Implantes dentários Estudantes de medicina dentária Conhecimento Educação Dental implants Dental students Knowledge Education

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue