Publication
Tecnologias integradas à prática pedagógica: o uso do celular na sala de aula
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mesquita, Francisco | |
dc.contributor.author | Menezes, Clarice Moreira | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T09:04:19Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T09:04:19Z | |
dc.date.issued | 2021-07-14 | |
dc.description.abstract | Compreendendo que a nova geração de estudantes pensa e aprende em modo digital, domina amplamente as tecnologias e dita seus modelos de comunicação, está constantemente conectada, é colaborativa e valoriza a troca de informações, faz-se indispensável salientar o uso das tecnologias digitais no contexto da sala de aula, principalmente quanto à utilização dos dispositivos móveis como ferramenta de ensino e aprendizagem. São muitos os desafios para o profissional de educação que, diante desse aluno, deve assumir o papel de mediador e facilitador do processo de aquisição do conhecimento. Este trabalho investiga as potencialidades didáticas dos aparelhos celulares na prática pedagógica de forma a despertar nos alunos a criatividade e promover a autonomia e a colaboração em projetos de aprendizagem mais complexos que exigem deles uma postura mais participativa e engajada. Além disso, consideramos avaliar como o celular age como mediador no processo de ensino e aprendizagem e investigar como os alunos aplicam o celular para ampliar os conhecimentos. Para alcançar esses objetivos foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com abordagem descritiva de cinco Projetos Pedagógicos de Aprendizagem que consistiu em avaliar como o celular age como mediador no processo de ensino e aprendizagem; estudar como o celular contribui para deixar as aulas mais dinâmicas além de investigar como os alunos aplicam o celular para ampliar os conhecimentos. A coleta de dados se deu com turmas do Ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro entre os anos de 2016 e 2019. A partir das análises foi possível perceber que o uso do celular como recurso didático contribuiu de forma positiva para deixar o processo de aprendizagem mais dinâmico, participativo e desenvolver nos estudantes algumas competências importantes para o século XXI. | pt_PT |
dc.description.abstract | Understanding that the new generation of students thinks and learns in digital mode, widely dominates technologies and dictates their communication models, being constantly connected and collaborative, as well as valuing the exchange of information, it is essential to emphasize the use of digital technologies in the context of the classroom, mainly regarding the use of mobile devices as a teaching and learning tool. There are many challenges for the education professional who, dealing with this student, should assume the role of mediator and facilitator of the process of knowledge acquisition. This study investigates the didactic potential of cell phones in pedagogical practices in order to awaken creativity in students and promote autonomy and collaboration on more complex learning projects that require them to have a more participative and engaged posture. In addition, we consider not only evaluating how mobile acts as a mediator in the teaching and learning process, but also investigating how students apply the cell phone to expand knowledge. To achieve these objectives, a qualitative case study was carried out with a descriptive approach in five Pedagogical Learning Projects that consisted of evaluating how the cell phone acts as a mediator in the teaching and learning process; studying how the cell phone contributes to make classes more dynamic, as well as investigating how students apply the cell phone to expand knowledge. Data collection took place with elementary and high school classes of the municipal and state school system of Rio de Janeiro between the years of 2016 and 2019. From the analysis, it was possible to notice that the use of the cell phone as a didactic resource contributed positively to make the learning process more dynamic participatory, and to develop in students some important skills for the 21 st century. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202979814 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/10199 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | TIC | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt_PT |
dc.subject | Celular | pt_PT |
dc.subject | ICT | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Mobile devices | pt_PT |
dc.subject | Cell phone | pt_PT |
dc.title | Tecnologias integradas à prática pedagógica: o uso do celular na sala de aula | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Comunicação, ramo de Relações Públicas, Publicidade e Marketing | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1