Repository logo
 
Publication

Atitudes e práticas de professores do ensino secundário face à inclusão de alunos com currículo específico individual

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Fátima
dc.contributor.authorRita, Ana Cristina Vargas
dc.date.accessioned2016-09-26T15:26:17Z
dc.date.available2016-09-26T15:26:17Z
dc.date.issued2016-07-28
dc.description.abstractO conceito de Escola Inclusiva reforça o direito de todos os alunos frequentarem o mesmo tipo de ensino, preconizando um modelo de atendimento adequado a cada um. Com a publicação de nova legislação entre 2009 e 2012, a escola, ao nível do ensino secundário, encontra-se perante o repto de responder a um grupo de alunos cada vez mais heterogéneo, nomeadamente a alunos com Currículo Específico Individual (CEI). O que implica a existência de novos desafios para as escolas e para os professores. Este estudo essencialmente quantitativo, visa identificar e descrever as atitudes e práticas de professores do ensino secundário, relativamente à inclusão de alunos com CEI na sala de aula, assim como identificar e descrever as dificuldades sentidas pelos mesmos. No que diz respeito à recolha da informação, recorreu-se à opção do inquérito por questionário a 94 professores do ensino secundário. Os resultados obtidos mostram-nos que, no geral, os professores revelam atitudes e práticas favoráveis à inclusão dos alunos com CEI na sala de aula, no entanto, quando se aprofunda a questão, nos itens de resposta descritiva, as atitudes e práticas não são tão favoráveis como as perguntas fechadas pareciam revelar. Concluiu-se que as variáveis “género” e “idade” exercem influência sobre as atitudes, enquanto o “grau académico” e a “experiência profissional a lecionar turmas com alunos com CEI” influenciam as práticas pedagógicas dos professores inquiridos. Por sua vez, a “formação na área da Educação Especial (EE)” influência de forma significativa as atitudes dos professores inquiridos, bem como de forma menos significativa as práticas. Os professores referem como principais dificuldades a existência de um número elevado de alunos por turma, a falta de equipamento pedagógico/didático adequado, a falta de formação em EE e de técnicos, bem como dificuldades na elaboração de um Currículo Específico Individual e na gestão do currículo. As dificuldades sentidas são influenciadas pelas variáveis “funções desempenhadas” e “formação na área da EE”. Sendo esta última essencial para a superação das dificuldades sentidas.pt_PT
dc.description.abstractThe concept of Inclusive School reinforces the right of all students to attend the same type of school, recommending a model suitable to each one of them. With the publication of new legislation between 2009 and 2012, the school, on the secondary level, faces the challenges of responding to a group of students which is , everyday, more heterogeneous, namely to students with a Specific Individual Curriculum (SIC).This means the existence of new challenges to schools and teachers. This study, mainly quantitative, aims to identify and describe the attitudes and practices of teachers in secondary school, regard the inclusion of SIC students in the classroom as well as identify their difficulties. Regarding the information gathering, we opted for a questioning survey to 94 secondary teachers. The results obtained show that high school teachers, in general, reveal attitudes and practices propitious to the inclusion of SIC students in the classroom, however if we deepen the question, in the descriptive answer items, the attitudes and practices are not as favourable as the closed questions seemed to reveal. It was concluded that the variables “gender” and “age” have influence on the attitudes while the “academic degree” and “professional experience” (teaching classes with SIC students) affect the teaching practices of the surveyed teachers. On the other hand, the “training in Special Education” influences significantly the attitudes of the surveyed teachers as well as the practices, although with less meaning. The surveyed teachers name as main difficulties the existence of a high number of students per class, the lack of appropriate didactic equipment, the lack of special education training and technicians as well as difficulties when elaborating a SIC and also its management. The problems faced are influenced by the various “functions performed” and the “training in the area”. And the training is considered crucial to overcome the diagnosed difficulties.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5537
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiais (NEE)pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectCurrículo Específico Individual (CEI)pt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectAtitudes e práticas dos professorespt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSpecific Individual Curriculum (SIC)pt_PT
dc.subjectSecondary schoolpt_PT
dc.subjectAttitudes and practices of teacherspt_PT
dc.titleAtitudes e práticas de professores do ensino secundário face à inclusão de alunos com currículo específico individualpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Ana Cristina Vargas Rita.pdf
Size:
2.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: