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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O projecto de intervenção precoce “A ler vamos…” promovido pela Câmara Municipal
de Matosinhos em colaboração com os agrupamentos de escola do concelho, assenta
nos pressupostos da literacia emergente enquanto modelo compreensivo da
aprendizagem da leitura e da escrita e por isso valoriza a estimulação precoce de
competências leitoras e pré-leitoras enquanto premissas essenciais para a melhoria para
o sucesso escolar transversal a todas as áreas do conhecimento.
Este trabalho visa o estudo das competências leitoras e pré-leitoras que mais se
relacionam com os resultados obtidos no final do primeiro ano de escolaridade nos
domínios da Língua Portuguesa, neste sentido, foi seleccionada uma amostra de 135
alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública escolar do concelho de
Matosinhos que tivessem frequentado algum estabelecimento de educação pré-escolar
do concelho, no ano imediatamente anterior e que não fossem portadores de
necessidades educativas especiais.
Neste sentido, para entender a possível relação entre as competências pré-leitoras com
os resultados obtidos no primeiro ano de escolaridade, foi realizado um estudo de
correlação entre as competências literácitas precoces (consciência fonológica, reflexão
morfo-sintática, compreensão de estruturas complexas e reconhecimento de letras)
avaliadas na educação pré-escolar através das provas fonológicas e de reconhecimento
das letras de Silva (2003) e das provas de avaliação da linguagem oral de Sim-Sim
(2006) e as notas quantitativas, de 0 a 100%, obtidas no último teste de Língua
Portuguesa no primeiro ano de escolaridade. Por outro lado, para perceber a influência
que a velocidade de leitura poderá exercer nos resultados conseguidos nas provas de
Língua Portuguesa no primeiro ano de escolaridade, realizou-se um estudo de regressão
entre os resultados obtidos através da Prova de Reconhecimento de Palavras, a PRP de
Viana e Ribeiro (2010), que afere a capacidade de descodificar mais rápida e
automaticamente as palavras, e as notas quantitativas atribuídas pelo professor no
domínio da Língua Portuguesa. Assim, a pertinência deste estudo reside na
possibilidade de identificar as competências essenciais para a conquista de melhores
resultados académicos e assim orientar a acção dos técnicos de intervenção precoce do
projecto “A ler vamos…”.---
The early intervention project “A ler vamos…” promoted by Câmara Municipal de
Matosinhos in agreement with the local schools, was based in emergent literacy
assumptions. This model of learning to read and write, values the early stimulation of
reading skills while essential way to increase the academic success in several domains
of knowledge.
This work aims the study about the relation between the reading and pre-reading skills
and the results that children get in Portuguese language at the end of 1st grade. In that
sense, the sample selected to this study was composed by 135 1st grade students
belonging to the public schools of Matosinhos who had attended any institution of
preschool education of this region and who haven’t any kind of special needs.
In that sense, to understand the relation between early reading skills and the academic
results, a correlation study between early reading skills (phonological awareness,
morphological and syntactic reflection, comprehension of complex structures and
recognition of letters) and the quantitative results (0 a 100%) that children have in
Portuguese Language tests at the end of the 1st grade was made. The early reading skills
were evaluated through the phonological and letter recognition tests of Silva (2003) and
by the oral language assessment of Sim-Sim (2006).
To understand the influence that reading velocity does in results that children get in
Portuguese Language tests at 1st grade, it was performed a regression study between
these two variables. The reading velocity was assessed through one test of word
recognition, the PRP – Prova de Reconhecimento de Palavras, which tests the velocity and automaticity of decoding words.
So, this study was important because it allows us to identify the essential skills for achieving positive academic results and directs the action of early intervention project technicians.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária.
Keywords
Literacia emergente Aprendizagem da leitura e escrita, aprendizagem da leitura e escrita Competências leitoras e pré-leitoras Emergent literacy Acquisition of reading and writing Reading and pre reading skills