Repository logo
 
Publication

A imagem percebida e o perfil do turista de um destino turístico cultural: o caso do Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade

dc.contributor.authorCarvalho, Pedro Domingos da Costapor
dc.contributor.authorSalazar, Anapor
dc.contributor.authorNeves, Joana Maria de Oliveirapor
dc.date.accessioned2011-03-14T11:51:10Zpor
dc.date.accessioned2011-12-07T14:58:07Z
dc.date.available2011-03-14T11:51:10Zpor
dc.date.available2011-12-07T14:58:07Z
dc.date.issued2011por
dc.descriptionComunicação apresentada nas XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica. Córdova, Espanha, 2, 3 e 4 de Fevereiro. Publicação em Obra Digital - ISBN 978-84-693-9621-6.por
dc.description.abstractOs objectivos principais do presente estudo são: a) avaliar a Imagem do destino turístico cultural Alto Douro Vinhateiro (ADV), Património da Humanidade e b) traçar o perfil do turista do destino. Para concretizar estes objectivos, seguiu-se uma pesquisa descritiva, com recolha de dados através de questionário, aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência de 252 a visitantes no ADV. Conclui-se que a imagem percebida pelos visitantes em relação ao destino, está fortemente associada à paisagem cultural Património da Humanidade, e a um espaço natural de beleza e relaxe, bem como a experiências ligadas ao Rio Douro, à Vinha e ao Vinho. O perfil do turista é caracterizado pela disponibilidade para viajar, pelo alto poder de compra, pelo nível académico e cultural elevado, e pela procura de experiências únicas, e enriquecedoras.--- The main objectives of this paper are a) to evaluate the perceived image of the cultural destination Alto Douro Vinhateiro (ADV) and b) to trace the profile of the tourist of the destination. Using a descriptive design, a questionnaire was conducted, on a non probabilistic convenient sample composed by 252 tourists, on the destination. Concerning the image tourists have, it can be concluded that it is strongly associated at the cultural and natural landscape as beauty and relaxation and also connected to experiences related to Douro River and to the wine. The tourist can be characterized as having a high purchasing power, willingness to travel, elevated academic and cultural levels, and seeking authentic, unique and enriching experiences.por
dc.identifier.citationJORNADAS HISPANO-LUSAS DE GESTÃO CIENTÍFICA, 21, Córdova, 2011 – Actas. Córdova: ETEA-Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales, 2011. ISBN 978-84-693-9621-6.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/1970por
dc.language.isoporpor
dc.publisherETEA-Facultad de Ciencias Económicas y Empresarialespor
dc.subjectImagem de destino Turísticopor
dc.subjectGestão de Destinos Turísticospor
dc.subjectTurismo Culturalpor
dc.subjectPerfil do turistapor
dc.subjectTouristic Destination Imagepor
dc.subjectTourist Destinations Managementpor
dc.subjectCultural Tourismpor
dc.subjectTourist profilepor
dc.titleA imagem percebida e o perfil do turista de um destino turístico cultural: o caso do Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidadepor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
P.COSTA_MARKETING[1].pdf
Size:
523.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Plain Text
Description: