Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A imagem percebida e o perfil do turista de um destino turístico cultural: o caso do Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
P.COSTA_MARKETING[1].pdf523.71 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os objectivos principais do presente estudo são: a) avaliar a Imagem do destino turístico cultural Alto Douro Vinhateiro (ADV), Património da Humanidade e b) traçar o perfil do turista do destino. Para concretizar estes objectivos, seguiu-se uma pesquisa descritiva, com recolha de dados através de questionário, aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência de 252 a visitantes no ADV. Conclui-se que a imagem percebida pelos visitantes em relação ao destino, está fortemente associada à paisagem cultural Património da Humanidade, e a um espaço natural de beleza e relaxe, bem como a experiências ligadas ao Rio Douro, à Vinha e ao Vinho. O perfil do turista é caracterizado pela disponibilidade para viajar, pelo alto poder de compra, pelo nível académico e cultural elevado, e pela procura de experiências únicas, e enriquecedoras.--- The main objectives of this paper are a) to evaluate the perceived image of the cultural destination Alto Douro Vinhateiro (ADV) and b) to trace the profile of the tourist of the destination. Using a descriptive design, a questionnaire was conducted, on a non probabilistic convenient sample composed by 252 tourists, on the destination. Concerning the image tourists have, it can be concluded that it is strongly associated at the cultural and natural landscape as beauty and relaxation and also connected to experiences related to Douro River and to the wine. The tourist can be characterized as having a high purchasing power, willingness to travel, elevated academic and cultural levels, and seeking authentic, unique and enriching experiences.

Description

Comunicação apresentada nas XXI Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica. Córdova, Espanha, 2, 3 e 4 de Fevereiro. Publicação em Obra Digital - ISBN 978-84-693-9621-6.

Keywords

Imagem de destino Turístico Gestão de Destinos Turísticos Turismo Cultural Perfil do turista Touristic Destination Image Tourist Destinations Management Cultural Tourism Tourist profile

Citation

JORNADAS HISPANO-LUSAS DE GESTÃO CIENTÍFICA, 21, Córdova, 2011 – Actas. Córdova: ETEA-Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales, 2011. ISBN 978-84-693-9621-6.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ETEA-Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales

CC License