Publication
A percepção dos alunos quanto ao ensino a distância na graduação mediado pela tecnologia da informação e comunicação e suas práticas pedagógicas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Bandeira, Fernando | |
dc.contributor.advisor | Rurato, Paulo | |
dc.contributor.author | Sanches, Vander Lúcio | |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T16:52:21Z | |
dc.date.available | 2024-02-19T16:52:21Z | |
dc.date.issued | 2023-12-19 | |
dc.description.abstract | A Educação a distância tem se desenvolvido significativamente de acordo com o crescimento da comunidade instigada pelo avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O mercado contemporâneo de negócios acolheu na Educação a distância uma possibilidade ilimitada pela experimentação de novos perfis de estudantes, que já não possuem tempo fixo e procuram por horários versáteis para realizar os seus aprendizados. A Educação a distância (EaD) projeta-se com o amparo das (TICs) para ampliar um papel social com proporções múltiplas, uma vez que possibilita que os indivíduos com tempo restrito, barreiras geográficas ou até mesmo físicas possam ter possibilidade ao conhecimento científico. As novas concepções da Educação a distância usam uma pluralidade de procedimentos pedagógicos diretamente correlacionados à agilidade, a versatilidade e com a finalidade de contribuir, subsidiar a elaboração do conhecimento. A questão de partida da investigação é comparar as percepções dos alunos relativamente ao EaD de quatro cursos de graduação da Faculdade Pitágoras. O objetivo principal da tese foi mensurar a percepção dos alunos quanto à utilização das ferramentas digitais disponibilizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem, e das práticas pedagógicas utilizadas na aprendizagem a distância por acreditar que seja possível uma combinação ideal entre essas ferramentas digitais e as práticas pedagógicas esperadas pelos sujeitos. Alguns objetivos específicos foram necessários para servir de norte na elaboração da pesquisa como: Identificar se as ferramentas digitais utilizadas nas plataformas de ensino a distância nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Serviço Social e Tecnólogo na área de Gestão, permitem indicar quais delas contribuem efetivamente para o processo de ensino-aprendizagem em nível de graduação; investigar de que forma o uso das ferramentas virtuais contribuem para o processo de ensino-aprendizagem na formação dos alunos de graduação a distância; analisar se as práticas pedagógicas associadas ao uso das ferramentas digitais permitem identificar em que aspectos elas podem ser melhoradas de forma a contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Considera-se que a associação entre esses recursos digitais oportunizadas pelas TICs com as práticas pedagógicas poderá disponibilizar uma Educação diversificada que torne o estudante o sujeito co-autor, participante, atuante no processo de ensino/aprendizagem dando sentido a esta construção. O estudante deve ser estimulado, provocado e motivado a sair de um comportamento apático e a enfrentar a si mesmo como agente reflexivo, crítico e construtor do seu próprio aprendizado. Dessa forma, o objeto de estudo da tese foi às tecnologias da informação e comunicação aplicadas nos ambientes virtuais, os métodos de ensino e as práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Para contemplá-lo foi efetuado um estudo de campo, na faculdade Pitágoras, localizada na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, onde foram aplicados inquéritos como questionários aos alunos. | pt_PT |
dc.description.abstract | Distance Education has developed significantly on line with the growth of the community prompted by the advancement of Information and Communication Technologies (ICTs). The contemporary business market has embraced Distance Education as an unlimited possibility by experimenting with new student profiles, who no longer have a fixed time and are looking for versatile schedules to carry out their learning. Distance Education (DE) is designed with the support of (ICTs) to expand a social role with multiple proportions, since it allows individuals with limited time, geographical or even physical barriers to have the possibility of scientific knowledge. The new conceptions of Distance Education uses a plurality of pedagogical procedures directly correlated to agility, versatility in order to contribute, to subsidize knowledge development. The main objective of the thesis was to measure students perceptions of the use of digital tools that are available in virtual learning environments, and the pedagogical practices used in distance learning, as they believe that an ideal combination between these digital tools and the pedagogical practices expected by the subjects. The starting question of the investigation is to compare students’ perceptions regarding distance learning in four undergraduate courses at Faculdade Pitágoras. Some specific objectives were necessary to guide the development of the research, such as: To identify if the digital tools used in long distance learning platforms in the courses of Accounting, Administration, Social Work and Technologist in the Management area, that allow to indicate which ones contribute effectively for the teaching-learning process at the undergraduate level; to investigate how the use of virtual tools contribute to the teaching-learning process in the training of long distance learning undergraduate students; analyze whether the pedagogical practices associated with the use of digital tools allow to identify in which aspects they can be improved in order to contribute to the improvement of the teaching-learning process. It is considered that the association between these digital resources made possible by ICTs and pedagogical practices may provide a diversified Education that makes the student the subject co-author, participant, active in the teaching / learning process giving meaning to this construction. The student must be stimulated, provoked and motivated to get out of na apathetic behavior and face himself as a reflective, critical and constructive agent of his own learning. Thus, the object of study of the thesis were the information and communication technologies applied in virtual environments, learning theories and pedagogical practices in the teaching and learning process. To contemplate it, a case study was carried out at Pitágoras College, located in the city of Betim, metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, where surveys were applied as questionnaires to students. | pt_PT |
dc.description.abstract | La Educación a Distancia se ha desarrollado significativamente en línea con el crecimiento de la comunidad instigado por el avance de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC). El mercado empresarial contemporáneo ha abrazado la Educación a Distancia como una posibilidad ilimitada experimentando con nuevos perfiles de estudiantes, que ya no tienen un horario fijo y buscan horarios versátiles para llevar a cabo su aprendizaje. La Educación a Distancia (EaD) está diseñada con el apoyo de las (TIC) para ampliar un rol social de múltiples proporciones, ya que permite que individuos com limitaciones de tiempo, geográficas o incluso físicas, tengan la posibilidad del conocimiento científico. Las nuevas concepciones de la Educación a Distancia utilizan una pluralidad de procedimientos pedagógicos directamente correlacionados con la agilidad, la versatilidad y con el propósito de contribuir, subsidiar la elaboración del conocimiento. El objetivo principal de la tesis fue medir la percepción de los estudiantes sobre el uso de herramientas digitales disponibles en entornos virtuales de aprendizaje y las prácticas pedagógicas utilizadas en la educación a distancia, creyendo que es posible una combinación ideal entre estas herramientas digitales y las prácticas pedagógicas esperadas por los sujetos. Algunos objetivos específicos fueron necesarios para guiar el desarrollo de la investigación, tales como: Identificar si las herramientas digitales utilizadas en las plataformas de educación a distancia en las carreras de Contabilidad, Administración, Trabajo Social y Tecnólogo del área de Gestión permiten indicar cuáles de ellas contribuyen de manera efectiva para la enseñanza. -proceso de aprendizaje a nivel de pregrado; investigar cómo el uso de herramientas virtuales contribuye al proceso de enseñanza-aprendizaje en la formación de estudiantes de pregrado a distancia; analizar si las prácticas pedagógicas asociadas al uso de herramientas digitales permiten identificar en qué aspectos se pueden mejorar para contribuir a la mejora del proceso de enseñanza-aprendizaje. Se considera que la asociación de estos recursos digitales posibilitados por las TIC con las prácticas pedagógicas puede propiciar una Educación diversificada que haga del estudiante el sujeto coautor, partícipe, activo del proceso de enseñanza/aprendizaje dando sentido a esta construcción. El estudiante debe ser estimulado, provocado y motivado para salir de una conducta apática y enfrentarse a sí mismo como un agente reflexivo, crítico y constructor de su propio aprendizaje. Así, el objeto de estudio de la tesis fueron las tecnologías de la información y la comunicación aplicadas en entornos virtuales, las teorías del aprendizaje y las prácticas pedagógicas en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Para contemplarlo, se realizó un estudio de caso en el colegio Pitágoras, ubicado en la ciudad de Betim, región metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, donde se aplicaron encuestas como cuestionarios a los estudiantes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101500793 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/12676 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Informação | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia | pt_PT |
dc.subject | Ambientes virtuais de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Educação a distância | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_PT |
dc.subject | Information | pt_PT |
dc.subject | Communication | pt_PT |
dc.subject | Technology | pt_PT |
dc.subject | Virtual environments of learning | pt_PT |
dc.subject | Distance education | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.subject | Active methodologies | pt_PT |
dc.subject | Información | pt_PT |
dc.subject | Comunicación | pt_PT |
dc.subject | Tecnología | pt_PT |
dc.subject | Ambientes virtuales de aprendizaje | pt_PT |
dc.subject | Educación a distancia | pt_PT |
dc.subject | Aprendizaje | pt_PT |
dc.subject | Metodologías activas | pt_PT |
dc.title | A percepção dos alunos quanto ao ensino a distância na graduação mediado pela tecnologia da informação e comunicação e suas práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Informação, especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação | pt_PT |