Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estratégias de comunicação entre o enfermeiro e o utente com demência

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_37369.pdf843.23 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: Cuidar envolve uma interação entre o enfermeiro e o doente, a qual é estabelecida através da comunicação. Assim, considera-se uma intervenção autónoma de enfermagem a capacidade/competência de comunicar de forma terapêutica com a pessoa com demência, com a finalidade de satisfazer as suas necessidades e prestar-lhe cuidados de qualidade. Neste contexto, este estudo tem como principal verificar quais as estratégias utilizadas pelo enfermeiro para comunicar com o utente com demência. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Como bases de dados recorreu-se à CINAHL, MEDLINE, via EBSCO, e Google Académico pesquisando-se estudos publicados entre janeiro de 2013 e março de 2019, respeitando os critérios de inclusão estabelecidos. O corpus da revisão ficou constituído por 3 artigos, que reuniam critérios metodológicos de qualidade. Resultados: A análise dos estudos demonstra que as estratégias de comunicação utilizadas pelos enfermeiros na comunicação com a pessoa com demência foram: comunicação verbal, estimulação da comunicação, distração, explicação das intervenções, estimulação, uso da comunicação não-verbal (expressão facial positiva, toque, recurso a imagens, gestos, contacto visual), escuta ativa. Saber interpretar as expressões faciais e corporais do doente, ter em conta as suas expressões faciais e corporais. Recurso a uma linguagem adaptada à fase de desenvolvimento da demência. Não infantilizar a linguagem. Usar um tom de voz baixo e que transmita calma e serenidade. Recurso a uma linguagem adequada a cada doente, empática e expressões de carinho e confiança. Conclusão: Partindo dos resultados obtidos, poderá inferir-se a promoção de formação contínua na área, valorizando-se o cuidado holístico à pessoa singular de cada doente.
Introduction: Caring involves an interaction between the nurse and the patient, which is established through communication. Thus, it is considered an autonomous nursing intervention the ability/competence to communicate therapeutically with the person with dementia, in order to satisfy their needs and provide them with quality care. In this context, this study has as main to verify what the strategies used by the nurse to communicate with the patient with dementia. Methods: An integrative review of the literature was performed. CINAHL, MEDLINE, via EBSCO, and Google Scholar were searched for databases of studies published between January 2013 and May 2019, respecting the established inclusion criteria. The corpus of the review consisted of 3 articles, which met methodological quality criteria. Results: The analysis of the studies demonstrates that communication strategies used by nurses to communicate with people with dementia were: verbal communication, communication stimulation, distraction, explanation of interventions, stimulation, use of nonverbal communication (positive facial expression, touch, use of images, gestures, eye contact), active listening. Know how to interpret the facial and body expressions of the patient, take into account their facial and body expressions. Appeal to a language adapted to the development phase of dementia. Do not infantilize the language. Use a low tone of voice and convey calm and serenity. Appeal to a language appropriate to each patient, empathy and expressions of affection and trust. Conclusion: Based on the results obtained, it can be inferred the promotion of continuous training in the area, valuing the holistic care of the individual of each patient.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem

Keywords

Comunicação Estratégias Enfermeiro Doente com demência Communication Strategies Nurse Patient with dementia

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License