Repository logo
 
Publication

Ambient Advertising: a capacidade gerativa de sentido na publicidade não-convencional

dc.contributor.authorKulak, Sergio Marilson
dc.contributor.authorTorres, Rui
dc.date.accessioned2024-01-08T15:56:33Z
dc.date.available2024-01-08T15:56:33Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA publicidade utiliza diferentes estratégias para efetivar seus discursos, incluindo formatos inusitados de veiculação, como é o caso das Ambient Advertisings. Esta pesquisa objetiva compreender como uma peça de Ambient Advertising tem a capacidade de atrair a atenção dos usuários urbanos e produzir sobre eles algum significado. Assim, o problema de pesquisa se configura do seguinte modo: Como a Ambient Advertising desenvolve seus efeitos de sentido para conquistar seu público-alvo? Para responder a esta pergunta recorre-se à semiótica de linha interpretativa peirceana, com base nos conceitos apresentados por C. S. Peirce e seus estudiosos. A metodologia do trabalho é de abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de natureza aplicada e exploratória em relação aos seus objetivos. Os procedimentos técnicos adotados advêm da proposta de análise da semiótica aplicada (Santaella, 2018). Como resultados, identifica-se que os efeitos de evocação/sugestão, indicação e, sobretudo, representação são fundamentais para atrair a atenção do receptor.pt_PT
dc.description.abstractAdvertising uses different strategies to make its discourses effective, including unusual formats of placement, as is the case with Ambient Advertisings. This research aims to understand how an Ambient Advertising piece has the capacity to attract the attention of urban users and produce some meaning for them. Thus, the research problem is configured as: How does Ambient Advertising develop its meaning effects to attract its target audience? To answer this question, we use Peirce’s interpretive semiotics, based on the concepts explained by C. S. Peirce and his scholars. The research methodology has a qualitative approach, the nature of the research is applied, and its objectives are exploratory. The technical procedures adopted for the analysis derive from the applied semiotics proposal (Santaella, 2018). As a result, we identified that the effects of evocation/suggestion, indication and, mainly, representation are essential to draw the attention of the receiver.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationKulak, Sergio M. & Torres, Rui. (2022). Ambient Advertising: the generative capacity of meaning in non-conventional advertising. 11. 89-99. 10.25768/2183-6426.n11.09.pt_PT
dc.identifier.doi10.25768/2183-6426.n11.09pt_PT
dc.identifier.issn2183-6426
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12565
dc.language.isoporpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/eikon/article/view/1217pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectSemióticapt_PT
dc.subjectRepresentaçãopt_PT
dc.subjectTribeca Film Festivalpt_PT
dc.subjectApocalypse Nowpt_PT
dc.subjectSemioticspt_PT
dc.subjectRepresentationpt_PT
dc.titleAmbient Advertising: a capacidade gerativa de sentido na publicidade não-convencionalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage99pt_PT
oaire.citation.startPage89pt_PT
oaire.citation.titleEikon - Journal on Semiotics and Culturept_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNameTorres
person.givenNameRui
person.identifierqfmF53UAAAAJ
person.identifier.ciencia-id3F18-80A9-F79B
person.identifier.orcid0000-0002-3337-0863
person.identifier.scopus-author-id55858522100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf5824766-d724-4bfd-b947-61c1121c23b4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf5824766-d724-4bfd-b947-61c1121c23b4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ambient Advertising.pdf
Size:
1.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: