Repository logo
 
Publication

Relação dos fatores críticos de sucesso em gestão do conhecimento para empresas e alunos de graduação de cursos de administração de empresas no contexto brasileiro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Luis Borges
dc.contributor.authorSantos, Fábio dos
dc.date.accessioned2017-07-20T10:16:01Z
dc.date.available2017-07-20T10:16:01Z
dc.date.issued2017-07-19
dc.description.abstractO conhecimento relevante aos negócios nas organizações tem adquirido crescente importância e um maior grau de participação na tomada de decisão, com impacto estratégico. O trabalho em questão tem por objetivo compreender melhor a relação entre o aprendizado dos alunos dos últimos anos do curso de Administração de Empresas de Instituições de Ensino Brasileiras referente ao assunto Gestão do Conhecimento (GC) e como este aprendizado está alinhado com os fatores críticos de sucesso para as empresas. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de objetivo exploratório, com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), através da literatura existente sobre o tema observando um conjunto de definições de vários autores referentes aos principais Fatores Críticos de Sucesso para uma adequada Gestão do Conhecimento. Em paralelo como procedimento foram coletados dados através de questionário a alunos de instituições de ensino Brasileiras, bem como a gestores em funções-chave de empresas brasileiras, de modo a permitir realizar uma interpretação estatística descritiva. Como resultados mais relevantes, surge a importância do tema Gestão do Conhecimento ser melhor compreendido por alunos do ensino superior, bem como nas empresas os gestores avaliarem quais os motivos que impedem este processo de se tornar prática de fato. Este estudo contribui com o desenvolvimento da conscientização de gestores brasileiros sobre a importância da Gestão do Conhecimento para a tomada de decisão e que resulta numa potencial diferenciação para as empresas. Foi pretendido ainda a compreensão de como os alunos que se formam em Administração de Empresas possuem os conhecimentos e as técnicas necessárias para uma implantação de práticas de Gestão do Conhecimento.pt_PT
dc.description.abstractThe relevant knowledge of business in organizations has acquired importance and a greater degree of participation in decision making, with strategic impact. The work in question aims to better the relationship between the learning of students of the last years of Business Administration course of Institutions of Brazilian Teaching Referential to Customer Knowledge Management (KM) and how this learned is aligned with the critical factors of Success for business. A bibliographic search of the exploratory objective was carried out, with a mix approach (both qualitative and quantitative), through the existing literature on the subject, observing a set of results of several authors referring to the main Critical Success Factors for a Knowledge Management measure. In parallel as a procedure with data collected through a Survey with students from Brazilian educational institutions, as well as managers in key functions of Brazilian companies, an end of which the end, one can perform a descriptive statistical interpretation. As more relevant results, the importance of the topic Knowledge Management is better understood by students of higher education, as well as in companies the managers evaluate the reasons that prevent this process from becoming a real practice. This study contributes to the development of the awareness of Brazilian managers about the importance of Knowledge Management for decision making and results in a scale of differentiation for companies. It was also intended an understanding of how students who graduate in Business Administration with the knowledge and techniques necessary for a deployment of Knowledge Management practices.pt_PT
dc.identifier.tid202453146
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6077
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão do conhecimentopt_PT
dc.subjectFatores críticos de sucessopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento estratégicopt_PT
dc.subjectKnowledge managementpt_PT
dc.subjectCritical success factorspt_PT
dc.subjectStrategic developmentpt_PT
dc.titleRelação dos fatores críticos de sucesso em gestão do conhecimento para empresas e alunos de graduação de cursos de administração de empresas no contexto brasileiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Empresariaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Fábio dos Santos.pdf
Size:
2.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: