Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.05 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
À entrada para o 1.º ciclo do Ensino Básico os alunos são confrontados com vários
desafios que condicionam o sucesso na aprendizagem formal da leitura e da escrita. A
consciência fonológica constitui um forte preditor desse sucesso. O desenvolvimento
desta competência influencia a capacidade para os alunos efectuarem as
correspondências grafema-fonema e fonema-grafema, promovendo a descodificação
leitora, que por sua vez, é uma condição necessária para a proficiência na fluência e na
compreensão leitora.
A partir da revisão da literatura realizada foi possível formular o objectivo desta
investigação. Neste sentido procurou-se analisar a influência da consciência fonológica
na aprendizagem da leitura e da escrita no final do 1.º ano de escolaridade, recorrendo a
análises de regressão linear múltipla. Participaram no estudo 112 alunos que
frequentavam o terceiro período do 1.º ano de escolaridade nas escolas da rede pública
do concelho de Matosinhos, no ano lectivo 2010-11.
Os resultados encontrados permitem constatar que a consciência fonológica explica uma
percentagem moderada dos desempenhos dos alunos na leitura e na escrita no final do
1.º ano de escolaridade. Estes resultados apresentam implicações para as práticas
pedagógicas, bem como permitem analisar a relevância do papel dos terapeutas da fala
no processo de ensino-aprendizagem. In the beginning of elementary school students face several challenges that can
contribute to reading and writing success. Phonological awareness is a strong predictor
of this success. The development of this competence influences the ability for students
make grapheme-phoneme and phoneme-grapheme correspondence, promoting
decoding, which is a necessary condition for proficiency in fluency and reading
comprehension.
From the review of the literature it was possible to formulate the objective of this
research. In this study we tried to analyze the influence of phonological awareness in
reading and writing at the end of 1st grade, using multiple linear regression analysis. In
this study participated 112 children attending the third period of 1st grade in several
Matosinhos public schools, in the year 2010/11.
The results show that phonological awareness explains a moderate proportion of
student’s performance in reading and writing at the end of 1st grade. These results have
implications for teaching practices, as well as allow us to analyze the relevance of the
role of speech language pathologists in the teaching-learning process.
Description
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala