Repository logo
 
Publication

Moda, comunicação e consumo: estudo da marca e novos consumidores sob a perspectiva de um novo cenário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMesquita, Francisco
dc.contributor.authorPereira , Rafaelle Bortolin de Abreu
dc.date.accessioned2019-07-24T18:01:39Z
dc.date.available2019-07-24T18:01:39Z
dc.date.issued2019-07-23
dc.description.abstractAs transformações sociais que surgiram após a década de 1970 imprimiram uma nova perspectiva em relação ao cenário de consumo. Com o advento da globalização, esse processo impactou e acelerou ainda mais o processo de transição e quebra de paradigmas socioculturais, em que a sociedade passou, na virada do século, da cultura material para a cultura dos bens imateriais. Propõe-se contextualizar os novos procedimentos adotados pelos consumidores em relação ao consumo no período pós-moderno, a partir de práticas distintas fundamentadas em um maior nível de consciência, informação, sensibilidade e expectativa sobre as marcas e produtos, o que acabou por exigir das marcas novas estratégias de negócios e um novo papel na sociedade, de instituição, com o compromisso de prover transformação social a partir de novos modelos de gestão, fundamentados em responsabilidade social, ambiental, ética e transparência. O corpo, nesse panorama, instala-se como suporte para a manifestação dessa nova conduta de consumo, através da relação pessoa-objeto, tendo o vestuário, como uma das formas mais visíveis de consumo. A marca, então, torna-se parte inseparável do produto e instrumento potencial de comunicação e projeção de identidade. Por meio de estudo de casos e com uso de metodologia qualitativa, procedeu-se à observação e análise de dez marcas de moda e entrevista estruturada, com a aplicação de questionário em consumidores. Constatou-se a transição da sociedade para um novo cenário mercadológico, que desconstrói os antigos hábitos de consumo dos consumidores tradicionais e os reconstrói sob uma nova perspectiva, o que impulsiona um processo de transformação nas marcas de moda e em como estas se relacionam com o meio. Concluiu-se, diante desse cenário, um novo perfil de consumidor, que desafia tendências e padrões para construir um novo cenário de consumo. Isto a partir de uma nova cultura social, que, aos poucos, está sendo projetada na sociedade de consumo, tendo como base a reação entre consumidores e marcas.pt_PT
dc.description.abstractThe social transformations that emerged after the 70's gave a new perspective to the consumption scenario. With the advent of globalization this process has impacted and accelerated even more the transition process and breaking of sociocultural paradigms, where society passed the turn of the century from material culture to the culture of intangible goods. It is proposed to contextualize the new procedures concerning consumption adopted by consumers in the post-modern period, based on distinct practices justified on a higher level of awareness, information, sensitivity and expectation under brands and products. This has led the brands new business strategies and a new role in society as an institution, with a commitment to provide social transformation based on new management models grounded on social responsibility, environmental responsibility, ethics and transparency. The human body in this panorama installs itself as a support for the manifestation of this new consumption behavior, through the person-object relationship, with clothing as one of the most visible forms of consumption. The brand, in this panorama, becomes an inseparable part of the product and potential instrument of communication and identity projection. Through a case study and using a qualitative methodology, we proceeded to the observation and analysis of ten fashion brands and structured interviews, through the application of a questionnaire to consumers. The transition of society to a new market scenario was observed, which deconstructs the old consumer habits of traditional consumers, and reconstructs it from a new perspective. What has driven to a process of transformation in fashion brands and how these relate to the environment. A new consumer profile, which challenges trends and standards to build a new consumption scenario, was concluded before this scenario. This is based on a new social culture that is gradually being projected into the consumer society, based on the relation between consumers and brands.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/7753
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectNovo consumidorpt_PT
dc.subjectFashionpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectConsumptionpt_PT
dc.subjectBrandpt_PT
dc.subjectNew Consumerpt_PT
dc.titleModa, comunicação e consumo: estudo da marca e novos consumidores sob a perspectiva de um novo cenáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação, ramo de Relações Públicas, Publicidade e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Rafaelle Bortolin.pdf
Size:
3.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: