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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação faz uma análise do consumo de refrigerantes pelos jovens adultos em
Portugal. O trabalho aqui apresentado tem como base uma análise de bibliografia já
existente sobre o tema e um inquérito levado a cabo utilizando um questionário
administrado a jovens adultos.
Após a análise dos dados recolhidos concluiu-se que os jovens têm cuidado com a saúde
embora de uma forma não muito acentuada e que são as m quem mais se
preocupa com os factores relacionados com uma vida saudável.
Outra das conclusões a que se chegou foi a de que as pessoas apresentam um baixo
envolvimento com o produto. Os participantes dão alguma importância ao facto de
poderem errar no momento da sua escolha, relevando ter receio de comprar um produto
que não corresponda às suas expectativas. São os homens que mais interesse atribuem à
compra de refrigerantes.
O critério mais importante na escolha de refrigerantes é o preço. O conteúdo natural dos
refrigerantes assim como a familiaridade que os consumidores têm com as marcas são
igualmente factores importantes no momento da escolha.
Finalmente concluiu-se que os consumidores não identificam diferenças acentuadas
entre marcas e que não se deixam influenciar pela opinião dos outros quando escolhem
os refrigerantes que consomem.
The subject of this investigation is focused on the profile of the young people
consuming soft drinks in Portugal. The research was conducted with two different
complementary approaches. First, it was made an extended reading of the existing
literature. After, a questionnaire was given to young people.
After the data was collected it was possible to conclude that the young consumers of
soft drinks are careful with their health, although in a very peculiar way. The
participants did not show that they would do much to keep healthy. It was also found
that women are more worried about their health than men.
Other conclusion that it was able to achieve is that people worry about making mistakes
when they are buying soft drinks and that men are those who are more interested about
soft drinks.
One of the most interesting findings in this investigation is the fact that the factor people
give more importance when they are buying soft drinks is the price. Men and women, of
all ages, say that they look at the price when they are buying this product and that the
brand is not the most relevant.
Finally, it was concluded that the consumers identify differences between brands
and that their opinion is not made by the others when choosing soft drinks.
Esta disertación quiere hacer un análisis del perfil de consumo de refrescos por los
adultos jóvenes en Portugal. El trabajo presentado aquí se basa en un análisis de la
literatura existente sobre el tema y una encuesta llevada a cabo a través de un
cuestionario aplicado a algunos jovenes.
Después de analizar los datos obtenidos se concluyó que los jóvenes tienen atención de
la salud pero de una manera no muy activa y que las mujeres que se preocupan más con
los factores relacionados con la vida sana.
Otra de las conclusiones a que se llego fue que algunas personas le dan importancia al
hecho de que pueden equivocarse en el momento de su elección demostrando miedo de
comprar un producto que no satisfaga sus expectativas, y que san los hombres los que
toman más interés a la compra de refrescos.
Una de las conclusiones más importantes obtenidas en e trabajo es la importancia
dada a los precios en el momento de la compra. Hombres y mujeres de todas las edades
dicho que el factor más importante al comprar un refresco es el precio, mientras que la
marca no significa mucho.
Finalmente se llegó a la conclusión de que los consumidores no identifican las
principales diferencias entre las marcas y no se dejam llevar por las opiniones de los
demás cuando eligen bebidas gaseosas que consumen.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Publicidade.