Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Análise de comentários sexistas dentro da comunidade gaming feminina portuguesa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_38773.pdfDissertação de mestrado_387736.07 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo versa sobre uma análise aos comentários sexistas proferidos dentro da comunidade gaming portuguesa, em específico para com a feminina. Esta investigação foca-se, então, no conteúdo das mensagens enviadas para as jogadoras, nomeadamente os de teor sexista, a fim de os examinar e separar por categorias: i. crítica, ii. crítica + emoji, iii. desvalorização, iv. assédio sexual, v. piada, vi. humilhação, vii. convite, viii. elogio, ix. piropo, x. emoji, xi. proteção, xii. intimidação e xiii. insulto. Ao longo da história documentada, observa-se uma desvalorização sistemática das senhoras, refletida tanto na sua presença quanto no seu reconhecimento como indivíduos. A cronologia da civilização registou múltiplos ataques a este género, frequentemente rotulado como o “mais fraco”. Nesse contexto, o movimento de emancipação feminina tem se mostrado uma dinâmica fundamental para a libertação e empoderamento das mulheres. A sua nova onda decorre num espaço que, embora seja recente, carrega consigo os velhos costumes e estereótipos. A Internet proporcionou o aparecimento de novos hobbies e profissões. Neste aspeto, os gamers surgiram como uma nova atividade e carreira, sendo uma comunidade associada maioritariamente como masculina, tanto da parte do jogador como da parte do visualizador. A divulgação, em direto, da execução das partidas tornou-se uma tendência e, desta forma, os gamers tornaram-se também streamers. É reconhecida a toxicidade de ambas as comunidades, nomeadamente para com as mulheres que nela participam. Exclusão, depreciação, importunação sexual, entre muitos outros, retratam a realidade do público feminino dentro da Internet no geral, tanto dentro como fora dos jogos. Desta forma, é possível observar que os problemas existentes no mundo real espelham-se no mundo virtual. O resultado da análise dos comentários feitos para a comunidade gaming feminina, na plataforma de streaming da Twitch, confirma toda a literatura existente sobre o tema. O sexo predominante entre os detentores das mensagens escritas com conteúdo sexista é o masculino. As anotações deixadas pelos homens nas caixas de comentários revelam a superioridade que os mesmos consideram possuir em relação às jogadoras, desmerecendo-as como tal. Desta forma, é possível observar a objetificação da mulher, enfatizando a sua aparência e descartando as suas habilidades profissionais. Alerta-se que a seguinte comunicação pode conter elementos linguísticos inadequados.
The present study focuses on an analysis of sexist comments directed at the female gaming community in Portugal. This research specifically examines the content of messages sent to female gamers, particularly those of a sexist nature, in order to categorize them into the following categories: i. criticism, ii. criticism + emoji, iii. devaluation, iv. sexual harassment, v. joke, vi. humiliation, vii. invitation, viii. compliment, ix. catcalling, x. emoji, xi. protection, xii. intimidation, and xiii. insult. Throughout documented history, there has been a systematic devaluation of women, reflected in both their presence and recognition as individuals. The chronology of civilization has recorded multiple attacks on this gender, often labeled as the "weaker" one. In this context, the women's emancipation movement has proven to be a fundamental dynamic for the liberation and empowerment of women. Its new wave occurs in a space that, while recent, carries with it old customs and stereotypes. The Internet has given rise to new hobbies and professions. In this regard, gamers have emerged as a new activity and career, with the community being predominantly associated with males, both in terms of players and viewers. The live broadcasting of gameplay has become a trend, and thus, gamers have also become streamers. The toxicity of both communities is recognized, particularly toward the women who participate in them. Exclusion, devaluation, sexual harassment, among many others, depict the reality of the female audience online, both within and outside of gaming. Consequently, it is evident that issues present in the real world are mirrored in the virtual world. The results of the analysis of comments made to the female gaming community on the Twitch streaming platform confirm the existing literature on the topic. The predominant gender among those leaving sexist comments is male. The remarks left by men in the comment sections reveal the superiority they believe they possess over female gamers, demeaning them as such. This illustrates the objectification of women, emphasizing their appearance while disregarding their professional skills. Please be aware that the following communication may contain inappropriate linguistic elements.

Description

Keywords

Análise Comentários sexistas Gaming Feminino Portugal Analysis Sexist comments Female

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue