Repository logo
 
Publication

Da forma ética à ação ética: riscos na adoção da inteligência artificial em sala de aula

dc.contributor.authorEssenfelder, Renato
dc.contributor.authorAraújo, Daniel Ladeira de
dc.contributor.authorCésar, Timóteo Camargo
dc.date.accessioned2024-03-06T12:19:51Z
dc.date.available2024-03-06T12:19:51Z
dc.date.issued2023
dc.date.updated2024-02-29T16:47:43Z
dc.description.abstractEste artigo, de cunho exploratório, aborda os desafios e implicações da implementação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no campo da educação, com especial preocupação a aspectos ligados à criatividade, à criticidade e à autonomia dos estudantes em sala de aula. O texto analisa a rápida expansão da IA em diversos setores e seu crescente apelo na área educacional. Discute-se a dificuldade de definir precisamente o conceito de IA e as implicações de seu paradigma atual, que se concentra na eficiência e na racionalidade em detrimento da imitação do pensamento humano. São explorados os riscos associados à IA na educação e a necessidade de uma abordagem ética cuidadosa ao implementar a IA na educação, buscando equilibrar seus potenciais benefícios com os desafios e preocupações que podem surgir. Ressalta-se que, considerando características específicas do campo, pesquisadores devem se preocupar mais com a promoção de uma ação ética do que com a proposição de formas éticas de atingir objetivos pedagógicos preestabelecidos.pt_PT
dc.description.abstractThis exploratory article addresses the challenges and implications of implementing Artificial Intelligence (AI) technologies in the field of education, with a particular focus on aspects related to creativity, critical thinking, and student autonomy in the classroom. The text examines the rapid expansion of AI in various sectors and its growing appeal in the educational domain. It discusses the difficulty of precisely defining the concept of AI and the implications of its current paradigm, which prioritizes efficiency and rationality over the imitation of human thought. The risks associated with AI in education are explored, along with the need for a careful ethical approach to AI implementation in education, aiming to balance its potential benefits with the challenges and concerns that may arise. It is emphasized that, considering the specific characteristics of the field, researchers should be more concerned with promoting ethical action than with proposing ethical ways to achieve pre-established pedagogical objectives.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationEssenfelder, R., Araújo, D. L. d., & César, T. C. (2023). Da forma ética à ação ética: riscos na adoção da inteligência artificial em sala de aula. In Educação e tecnologias: formação docente, inteligência artificial e humanismo em tempos de desafios pp. 113–130. Editora Bagai. https://doi.org/10.37008/978-65-5368-316-7.07.12.23.6pt_PT
dc.identifier.doi10.37008/978-65-5368-316-7.07.12.23pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-5368-316-7
dc.identifier.slugcv-prod-3509972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12718
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherBagaipt_PT
dc.relationLabcom - UBIpt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectArtificial Intelligencept_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectCritical thinkingpt_PT
dc.subjectEthicspt_PT
dc.titleDa forma ética à ação ética: riscos na adoção da inteligência artificial em sala de aulapt_PT
dc.title.alternativeFrom ethical way to ethical action: risks in adopting artificial intelligence in the classroompt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage130pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage113pt_PT
oaire.citation.titleEducação e tecnologias: formação docente, inteligência artificial e humanismo em tempos de desafiospt_PT
person.familyNameEssenfelder
person.givenNameRenato
person.identifier.ciencia-id0C11-B276-B077
person.identifier.orcid0000-0002-0618-1602
rcaap.cv.cienciaid0C11-B276-B077 | Renato Essenfelder
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication25fc696c-17c3-4a45-97ab-228e2218d5f5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery25fc696c-17c3-4a45-97ab-228e2218d5f5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Da forma ética à ação ética.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format