Repository logo
 
Publication

Individualismo e colectivismo: estudo exploratório com adolescentes nos contextos culturais português e romeno

dc.contributor.authorCiochină, Laurapor
dc.contributor.authorFaria, Luísa
dc.date.accessioned2011-01-14T09:48:47Zpor
dc.date.accessioned2011-10-06T14:48:48Z
dc.date.available2011-01-14T09:48:47Zpor
dc.date.available2011-10-06T14:48:48Z
dc.date.issued2009por
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objectivo central apresentar uma investigação, em dois contextos culturais distintos – português e romeno –, sobre o significado atribuído por adolescentes à dimensão cultural de individualismo-colectivismo (IND/COL), a fim de lançar ulteriormente pistas para o estudo da relação entre esta dimensão cultural e uma dimensão de índole mais psicológica, isto é, as concepções pessoais de inteligência (CPI) de adolescentes dos referidos contextos culturais. Assim, com o objectivo de esclarecer o âmbito conceptual da dimensão de IND/COL entre adolescentes, realizámos um conjunto de entrevistas individuais, semi-directivas, com 39 estudantes (20 portugueses e 19 romenos) do 10º e 12º anos. Deste modo, procurou-se explorar o significado atribuído pelos participantes ao IND/COL em três domínios de acção e interacção distintos: a família, o grupo de pares e a escola; este último domínio foi ainda investigado quanto à perspectiva dos participantes sobre a inteligência e o sucesso escolar. The central aim of the present study was to investigate in two distinct cultural contexts – Portuguese and Romanian – the significance adolescents attribute to the cultural dimension of individualism-collectivism (IND/COL), in order to subsequently launch some paths for the study of the relation between this cultural dimension and a more psychological one, namely, personal conceptions of intelligence (PCI) of adolescents in the above mentioned cultural contexts. Thus, in order to clarify the conceptual framework of the IND/COL dimension among adolescents, we conducted a series of individual, semi-structured interviews, with 39 pupils (20 Portuguese and 19 Romanian), 10th and 12th graders. We explored the significance attributed by participants to IND/COL in three distinct domains of action and interaction: family, peer group and school, this last domain was also investigated as to the meaning participants attach to intelligence and school success.por
dc.identifier.citationAntropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 11 (2009) 127-141.por
dc.identifier.issn0873-819Xpor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/1840por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.relation.ispartofseriesAntropológicaspor
dc.relation.ispartofseries11 (2009)por
dc.titleIndividualismo e colectivismo: estudo exploratório com adolescentes nos contextos culturais português e romenopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameFaria
person.givenNameLuísa
person.identifier.ciencia-id411E-076B-EC31
person.identifier.orcid0000-0002-3225-6233
person.identifier.scopus-author-id7005022395
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0deecec6-9b6e-436b-8bb0-be7c04f5d7e8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0deecec6-9b6e-436b-8bb0-be7c04f5d7e8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
127-141.pdf
Size:
109.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Plain Text
Description: