Publication
Individualismo e colectivismo: estudo exploratório com adolescentes nos contextos culturais português e romeno
dc.contributor.author | Ciochină, Laura | por |
dc.contributor.author | Faria, Luísa | |
dc.date.accessioned | 2011-01-14T09:48:47Z | por |
dc.date.accessioned | 2011-10-06T14:48:48Z | |
dc.date.available | 2011-01-14T09:48:47Z | por |
dc.date.available | 2011-10-06T14:48:48Z | |
dc.date.issued | 2009 | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objectivo central apresentar uma investigação, em dois contextos culturais distintos – português e romeno –, sobre o significado atribuído por adolescentes à dimensão cultural de individualismo-colectivismo (IND/COL), a fim de lançar ulteriormente pistas para o estudo da relação entre esta dimensão cultural e uma dimensão de índole mais psicológica, isto é, as concepções pessoais de inteligência (CPI) de adolescentes dos referidos contextos culturais. Assim, com o objectivo de esclarecer o âmbito conceptual da dimensão de IND/COL entre adolescentes, realizámos um conjunto de entrevistas individuais, semi-directivas, com 39 estudantes (20 portugueses e 19 romenos) do 10º e 12º anos. Deste modo, procurou-se explorar o significado atribuído pelos participantes ao IND/COL em três domínios de acção e interacção distintos: a família, o grupo de pares e a escola; este último domínio foi ainda investigado quanto à perspectiva dos participantes sobre a inteligência e o sucesso escolar. The central aim of the present study was to investigate in two distinct cultural contexts – Portuguese and Romanian – the significance adolescents attribute to the cultural dimension of individualism-collectivism (IND/COL), in order to subsequently launch some paths for the study of the relation between this cultural dimension and a more psychological one, namely, personal conceptions of intelligence (PCI) of adolescents in the above mentioned cultural contexts. Thus, in order to clarify the conceptual framework of the IND/COL dimension among adolescents, we conducted a series of individual, semi-structured interviews, with 39 pupils (20 Portuguese and 19 Romanian), 10th and 12th graders. We explored the significance attributed by participants to IND/COL in three distinct domains of action and interaction: family, peer group and school, this last domain was also investigated as to the meaning participants attach to intelligence and school success. | por |
dc.identifier.citation | Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 11 (2009) 127-141. | por |
dc.identifier.issn | 0873-819X | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/1840 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Universidade Fernando Pessoa | por |
dc.relation.ispartofseries | Antropológicas | por |
dc.relation.ispartofseries | 11 (2009) | por |
dc.title | Individualismo e colectivismo: estudo exploratório com adolescentes nos contextos culturais português e romeno | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Faria | |
person.givenName | Luísa | |
person.identifier.ciencia-id | 411E-076B-EC31 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3225-6233 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7005022395 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 0deecec6-9b6e-436b-8bb0-be7c04f5d7e8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0deecec6-9b6e-436b-8bb0-be7c04f5d7e8 |