Repository logo
 
Publication

Planeamento estratégico: o uso da ferramenta de “Balanced Scorecard” nas empresas de contabilidade de Fortaleza / CE (Brasil)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Amândio
dc.contributor.authorCarvalho, Francisco Hudson Ferreira de
dc.date.accessioned2024-06-03T15:39:18Z
dc.date.available2024-06-03T15:39:18Z
dc.date.issued2024-04-17
dc.description.abstractA partir de um ambiente de ininterruptas mudanças no qual as organizações estão inseridas, com o crescimento das imposições de ordem administrativa, tributária, contábil, financeiras etc., passa a ser imperativa a necessária a adesão a procedimentos e instrumentos que tornem viável o aprimoramento de métodos e potencialização de apurações e as empresas contábeis, a fim de dar resposta a seus clientes empresariais, bem como aos órgãos fiscais, estão sujeitos a essa condição. Dentro nesse cenário, os instrumentos de planeamento estratégico, em especial o Balanced ScoreCard (BSC), despontam como uma arma de peso para que as empresa contábeis confrontem tamanhos obstáculos. Por essa razão, o presente trabalho busca investigar esse assunto, consideravelmente importante, na perspectiva de compreender de que forma o emprego de tais instrumentos e indicadores serão capazes de orientar, mais adequadamente, a empresa contábil em direção a um avanço ou desenvolvimento sustentado e de longo prazo, discutindo a implantação do Balanced ScoreCard (BSC) nas empresas contábeis, chamando a atenção para sua confiabilidade na qualidade de ferramenta estratégica para o controle e monitoramento do desempenho institucional. O BSC é um conjunto de medição e gestão que confere às organizações a capacidade de transformar suas táticas ou planeamento em objetivos definidos e concretos, além de observar a evolução rumo a esses objetivos. Importante destacar que o fato de que as empresas contábeis exercem uma função singular, atuando como facilitadoras nos relacionamentos entre as organizações e os órgãos tributários, mercado financeiro, agentes trabalhistas, instituições bancárias entre outros. Evidencia-se a relevância das pesquisas e aperfeiçoamento de ferramentas capazes de oferecer suporte as organizações contábeis no alcance de tais objetivos fortalecendo, adicionalmente, o valor do trabalho em tela.pt_PT
dc.description.abstractFrom an environment of uninterrupted changes in which organizations are inserted, with the growth of administrative, tax, accounting, financial, etc., it becomes imperative to adhere to procedures and instruments that make it feasible to improve methods and potentiation of investigations and accounting companies, in order to respond to their business clients, as well as to tax authorities, are subject to this condition. Within this scenario, strategic planning instruments, in particular the Balanced ScoreCard (BSC), emerge as a strong weapon for accounting companies to confront such obstacles. For this reason, the present work seeks to investigate this subject, which is considerably important, from the perspective of understanding how the use of such instruments and indicators will be able to guide, more adequately, the accounting firm towards a sustained advance or development and long term, discussing the implementation of the Balanced ScoreCard (BSC) in accounting companies, drawing attention to its reliability as a strategic tool for controlling and monitoring institutional performance. The BSC is a measurement and management set that gives organizations the ability to transform their tactics or planning into defined and concrete objectives, in addition to observing the evolution towards these objectives. It is important to highlight the fact that accounting firms play a unique role, acting as facilitators in relationships between organizations and tax authorities, the financial market, labor agents, banking institutions, among others. The relevance of research and improvement of tools capable of offering support to accounting organizations in achieving such objectives is highlighted, additionally strengthening the value of the work on screen.pt_PT
dc.identifier.tid203615344
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/13066
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmpresas contábeispt_PT
dc.subjectBSCpt_PT
dc.subjectBalanced ScoreCardpt_PT
dc.subjectMétodospt_PT
dc.subjectFerramentaspt_PT
dc.subjectAccounting companiespt_PT
dc.subjectMethodspt_PT
dc.subjectToolspt_PT
dc.titlePlaneamento estratégico: o uso da ferramenta de “Balanced Scorecard” nas empresas de contabilidade de Fortaleza / CE (Brasil)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Empresariaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_37824.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
37824
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: