Repository logo
 
Publication

Método de design instrucional para desenvolvimento de trilhas de aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior de grande porte

dc.contributor.authorChagas, Rosana
dc.contributor.authorCosta, T.D
dc.contributor.authorRibeiro, Nuno Magalhães
dc.date.accessioned2019-10-08T16:06:49Z
dc.date.available2019-10-08T16:06:49Z
dc.date.issued2018-09-05
dc.description.abstractTrilhas de aprendizagem têm sido descrita como caminhos alternativos que o aprendiz pode seguir para desenvolver as competências necessárias a instituição. Assim, para desenvolver uma dada competência, o aprendiz poderia escolher um curso presencial, um curso a distância ou a leitura de um livro, por exemplo. A despeito de suas inúmeras vantagens serem amplamente descritas na literatura, são raros os trabalhos que discutem a metodologia para formatação de trilhas. O presente trabalho avalia a utilização da metodologia de Design Instrucional para a construção de trilhas de aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior. Na primeira fase do trabalho, um mapeamento de competências foi conduzido para avaliar que competências possuíam um maior grau de lacunas. Na segunda fase, as competências com alta lacuna e com necessidade de capacitação de muitos aprendizes foram decompostas em objetivos instrucionais de acordo com a metodologia de design instrucional. Na terceira fase, avaliações de aprendizagem foram aplicadas com todos os participantes antes e depois do contato dos mesmos com cada trilha de aprendizagem. Os dados da avaliação constataram 75% de acréscimo de repertório comportamental depois da conclusão das trilhas de aprendizagem pelos aprendizes, tanto nas trilhas presenciais quanto nas trilhas a distância. A metodologia de design instrumental para a construção de trilhas parece ser promissora, todavia, um alto índice de evasão nas trilhas a distância deve ser analisado com cuidado.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMétodo de design instrucional para desenvolvimento de trilhas de aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior de grande porte. RA Chagas, TD Costa, NM Ribeiro, Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade-CODS 9, 380-389pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8137
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUNAMA - Univeridade da Amazóniapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.unama.br/index.php/coloquio/article/view/1168pt_PT
dc.subjectTrilhas de Aprendizagempt_PT
dc.subjectDesign Instrumentalpt_PT
dc.subjectMapeamento de Competênciaspt_PT
dc.titleMétodo de design instrucional para desenvolvimento de trilhas de aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior de grande portept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage389pt_PT
oaire.citation.startPage380pt_PT
oaire.citation.titleColóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade - CODSpt_PT
person.familyNameChagas
person.familyNameDias Costa
person.familyNameMagalhães Ribeiro
person.givenNameRosana
person.givenNameThiago
person.givenNameNuno
person.identifier.ciencia-idE210-458F-40DF
person.identifier.orcid0000-0002-1876-926X
person.identifier.orcid0000-0002-5443-5232
person.identifier.orcid0000-0002-8952-8754
person.identifier.scopus-author-id49864094700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication61d12599-9ddf-4001-9225-bae28395e1d4
relation.isAuthorOfPublicationc37e3325-e3c1-4678-8a48-6f52b9397167
relation.isAuthorOfPublication69eb19f6-7f1b-4d0f-b789-9766583f57d6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery69eb19f6-7f1b-4d0f-b789-9766583f57d6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MÉTODO DE DESIGN INSTRUCIONAL PARA DESENVOLVIMENTO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM.pdf
Size:
515.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: