Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
226.82 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo tem como objetivo apresentar e descrever um projeto de literatura
eletrónica para crianças em curso na Universidade de Coimbra, Portugal. Para tal, começa-
-se por propor um contexto de enquadramento, caracterizando a multimédia digital, baseada
na integração interdisciplinar e na interação; o cibertexto e a ergodicidade textual, que
assentam na abertura e na estrutura narrativa labiríntica; e o hipertexto, com suas estruturas
rizomáticas, entendido como rede textual não-linear apoiada em estruturas modulares.
Estes conceitos, assim considerados definidores da literatura eletrónica, são posteriormente
aplicados a uma literatura digital infantil, dessa forma sustentando a abordagem subjacente
à conceptualização deste projeto. Na descrição do projeto, abordam-se as estratégias de
exploração didático-pedagógica do mesmo, propondo desse modo um modelo que possa
vir a ser adotado em contextos escolares diferenciados.
Description
Keywords
Literatura eletrónica Literatura infantil e juvenil Ensino
Citation
Publisher
Associação de Leitura do Brasil (ALB)