Repository logo
 
Publication

A Importância da Música na Motivação do Aluno: Projeto: "Formar para Melhor Ensinar"

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes
dc.contributor.authorLima, Marioneide Vieira
dc.date.accessioned2016-05-20T08:21:47Z
dc.date.available2016-07-28T00:30:08Z
dc.date.issued2015-07-28
dc.description.abstractA presente pesquisa faz uma análise sobre o reconhecimento da necessidade da Música na Escola, levando em consideração o caráter interdisciplinar, lúdico e as restantes propriedades da música, capazes de promover cada vez mais sinapses, fato este comprovado pela Neurociência, em que o aluno passa a estar mais motivado, através da constante e percetível ativação de diversas áreas cerebrais distintas das áreas específicas do tratamento da informação musical. O ponto de partida para esta pesquisa foi a Lei 11.769/08 do Governo Federal Brasileiro que trata da obrigatoriedade do ensino da música na educação básica, a partir deste momento, houve grandes perspetivas e projetos direcionados ao retorno da música à sala de aula, focalizando a atenção para a melhor organização dos espaços, nomeadamente, estruturas, materiais e pessoal, de forma a garantir o sucesso do ensino através da música. Tendo em conta a implementação desta lei, houve a necessidade de analisar na prática, os benefícios da música na aprendizagem, bem como a formação do docente para esta atividade. Deste modo, fez-se o enquadramento teórico com base nos conhecimentos já existentes sobre políticas educativas públicas e o ensino artístico, especificamente a presença da Música no currículo escolar. Este enquadramento serviu de base para a realização de um estudo no município de Coelho Neto no Maranhão – Brasil, com base na temática: ―A Importância da Música na Motivação do Aluno‖, que demonstrou a falta de preparação dos docentes no que concerne à música. Assim, esta investigação-ação levou-nos à elaboração do Projeto ―Formar para melhor ensinar‖, no sentido de ajudar os professores a superar esta lacuna. Este projeto será implementado no próximo ano letivo.pt_PT
dc.description.abstractThis research analyzes the recognition of the necessity of Music at the school, taking into account the interdisciplinary, playful characteristics and the remaining properties of music, which promote more and more synapses, a fact proven by Neuroscience, having the student more motivated by constant and noticeable activation of several distinct brain areas of the specific treatment areas of musical information. The starting point for this research was the Law 11,769 / 08 of the Brazilian Federal Government dealing with the mandatory music teaching in basic education. From this moment, there were great prospects and projects directed to the return of music to the classroom, focusing the attention to a better organization of spaces in particular structures, materials and personnel in order to ensure the success of education through music. Taking into account the implementation of this law, it was necessary to analyze the benefits of music on learning as well as the training of teachers for this activity. Thus, a theoretical framework was made, based on existing knowledge about public education policies and artistic education, specifically the presence of music in the school curriculum. This framework was the basis for conducting a study in the municipality Coelho Neto Maranhão - Brazil, based on the theme: "The Importance of Music in Student‘s Motivation," which demonstrated the lack of preparation of teachers with regard to music. Thus, this action-research led us to the development of the Project ―Training for better teaching," as a way to help teachers to overcome this gap. This project will be implemented during the next school year.pt_PT
dc.identifier.tid201161788pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5428
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMúsica na escolapt_PT
dc.subjectNeurociênciapt_PT
dc.subjectPoliticas educativaspt_PT
dc.subjectInterdisciplinarpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectMusic at schoolpt_PT
dc.subjectNeurosciencept_PT
dc.subjectEducational Policiespt_PT
dc.subjectInterdisciplinarypt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleA Importância da Música na Motivação do Aluno: Projeto: "Formar para Melhor Ensinar"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Marioneide Lima.pdf
Size:
18.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: