Publication
A comunicação na inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais e na gestão de conflitos: perceção da comunidade educativa
dc.contributor.advisor | Ventura, Tereza | |
dc.contributor.author | David, Isabel Cristina Marques | |
dc.date.accessioned | 2016-03-09T17:14:38Z | |
dc.date.available | 2016-03-09T17:14:38Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor | pt_PT |
dc.description.abstract | Atualmente, as mudanças ocorrem a um ritmo cada vez mais acelerado e de uma forma imprevisível. Daí que uma comunicação eficaz entre os vários intervenientes de uma comunidade educativa seja fundamental para se criar uma organização escolar aprendente, autónoma e com capacidade estratégica, de inovação e adaptação constante ao contexto socioeconómico, propiciando sentimentos de integração e de motivação. Este projeto de investigação teve como principal objetivo conhecer a perceção da comunidade educativa quanto à importância de diversos aspetos da comunicação e o seu impacte, não só na inclusão e no ensino/aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais, mas também na resolução de conflitos e no estabelecimento de um clima de escola satisfatório e produtivo, caracterizado por uma abertura e predominância de boas relações, cooperação e coesão entre os vários elementos da comunidade educativa. Dado que, neste estudo, existem muitas variáveis e condicionantes de carácter subjetivo, optou-se pela metodologia qualitativa, tendo sido elaborada uma entrevista semi-dirigida, orientada para uma população-alvo que procurou ser uma amostra com características representativas do universo em estudo (professores, assistentes operacionais, encarregados de educação, elementos da direção e coordenadores de estruturas de orientação educativa). De uma maneira geral, pode afirmar-se que o estudo confirmou aquilo que se encontrou na literatura consultada, no que se refere ao três subtemas inseridos no tema da comunicação: interação, requisitos e obstáculos à comunicação; a comunicação no processo de inclusão; a comunicação na gestão de conflitos com crianças com NEE. Segundo a revisão da literatura efetuada (e de acordo com a perceção dos participantes no estudo) o processo de comunicação, nestas três vertentes, é fundamental numa escola que visa a inclusão e a satisfação das necessidades e expetativas de todos os elementos da comunidade educativa, nomeadamente no que diz respeito às crianças e jovens com necessidades educativas. | pt_PT |
dc.description.abstract | Currently, changes are occurring at an ever faster and in an unpredictable pace. Hence, effective communication between the various participants of an educational community is essential to create a learning school organization, with autonomy and strategic capability, innovation and constant adaptation to the socio-economic context, providing feelings of integration and motivation. This research project aimed to know the perception of the educational community on the importance of various aspects of communication and its impact, not only on the inclusion and teaching / learning of pupils with special educational needs, but also in conflict resolution and in establishing a climate of satisfying and productive school, characterized by a predominance of openness and good relations, cooperation and cohesion between the various members of the educational community. Given that, in this study, there are many variables and subjective limitations, we opted for the qualitative methodology with the development a semi-directed interview, oriented to a target population that we sought to be a representative sample of the universe under study (teachers, operating assistants, parents, members of the leadership and coordinators of educational orientation). In general, it can be said that the study confirmed what was found in the literature, with regard to the three sub-themes inserted into the theme of communication: interaction, requirements and barriers to communication; communication in the inclusion process; communication in conflict management with children with special educational needs. According to the review of the literature (and to the perception of the participants in the study) the communication process is crucial in these three areas, in a school designed for inclusion meeting the needs and expectations of all members of the educational community, particularly with regard to children and young people with special educational needs. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202185052 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/5221 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [s.n.] | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Perceção | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Gestão de conflitos | pt_PT |
dc.subject | Communication | pt_PT |
dc.subject | Perception | pt_PT |
dc.subject | Inclusion | pt_PT |
dc.subject | Special educational needs | pt_PT |
dc.subject | Conflict management | pt_PT |
dc.title | A comunicação na inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais e na gestão de conflitos: perceção da comunidade educativa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |