Publication
A contribuição da Educação Física no processo de ensino aprendizagem da matemática básica no ensino fundamental
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Alves, Ana Paula Antunes | |
dc.contributor.author | Cheverria, Silvia Cristiane Fogaça de Assis | |
dc.date.accessioned | 2018-07-26T09:39:02Z | |
dc.date.available | 2018-07-26T09:39:02Z | |
dc.date.issued | 2018-07-25 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho procurou investigar a importância que a Educação Física e a Matemática constitui na formação dos alunos. O principal objetivo foi verificar a importância dos Planejamentos Metodológicos práticos nas Aulas de Educação Física adequados ao PCNS- Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, desse segundo ano do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos foi verificar a importância da educação física na aprendizagem da matemática e no cotidiano desses alunos; verificar através dos professores regentes de sala se houve melhora nas atividades de matemática. Para o alcance desses objetivos, contou-se com a participação de 20 crianças da Educação Infantil de 7 a 8 anos e que fazem aulas de Educação Física no segundo ano do Ensino Fundamental I, em uma rede de ensino pública, além da professora regente da turma. Como metodologia, a investigação tem um desenho voltado para o Estudo de Caso com o enfoque quantitativo, no qual foi utilizado como instrumento de investigação uma grelha de observação que demonstrou passo a passo o percurso das atividades aplicadas nas aulas de Educação Física. Os resultados apontaram para a importância que a Matemática atrelada a Educação Física tem na vida dos alunos. O papel da Educação Física na escola é o desenvolvimento humano em todos os seus aspetos; motores e cognitivo e a inserção da Matemática pôde contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present work sought to investigate the importance of Physical Education and Mathematics in the formation of students. The main objective was to verify the importance of the Practical Methodological Plans in the Physical Education Classes appropriate to the PCNS- National Curricular Parameters of Mathematics, of this second year of Elementary School. And specific objectives were to verify the importance of physical education in the learning of mathematics and in the daily life of these students; to verify through the teachers regents of room if there was improvement in the activities of mathematics. To achieve these goals, 20 children from 7 to 8 years of age participated in Physical Education classes in the second year of Elementary School I, in a public education network, in addition to the class. As a methodology, the research has a design focused on the Case Study with the quantitative approach, in which an observation grid was used as an instrument of observation that showed step by step the course of the activities applied in the Physical Education classes. The results pointed to the importance of Mathematics linked to Physical Education in the students' lives. The role of physical education in school is human development in all its aspects; motor and cognitive and the insertion of Mathematics could contribute to the students' learning process. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202710777 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/6842 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Física e Matemática | pt_PT |
dc.subject | Educação infantil | pt_PT |
dc.subject | Qualidade no ensino aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Physical Education and Mathematics | pt_PT |
dc.subject | Child education | pt_PT |
dc.subject | Quality in teaching learning | pt_PT |
dc.title | A contribuição da Educação Física no processo de ensino aprendizagem da matemática básica no ensino fundamental | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional | pt_PT |