Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Da tradição à vanguarda: marketing de moda de luxo e a reinvenção da Burberry

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_2022120984.pdfProjeto de graduação_2022120984437.77 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto de investigação analisa o papel do marketing e das suas estratégias na indústria da moda de luxo contemporânea, através de um estudo de caso aprofundado da marca britânica Burberry. Através de uma revisão teórica sobre os conceitos de luxo e moda, as especificidades do marketing e perfis emergentes de consumidores, procuro neste projeto, compreender de que forma a Burberry tem adaptado a sua identidade e valores às exigências de um mercado global, digital e em constante mutação. Através do caso de estudo apresentado, analisando três campanhas da marca, é evidenciada a forma como a marca combina tradição e inovação, comunicando uma estética contemporânea sem perder os seus valores de autenticidade e exclusividade. São ainda avaliadas as implicações da liderança criativa de Daniel Lee e o impacto das suas decisões tanto a nível simbólico como económico. A investigação conclui que a sustentabilidade de uma marca de luxo reside no equilíbrio entre herança, inovação estética e estratégias de marketing culturalmente relevantes. São também apontadas lacunas na literatura atual e sugeridas abordagens futuras que integrem dimensões criativas, comerciais e perceção do consumidor.
This research project examines the role of marketing in the contemporary luxury fashion industry through an in-depth case study of the British brand Burberry. Grounded in a theoretical review of the concept of luxury, the specificities of luxury fashion marketing, and emerging consumer profiles, the study aims to understand how Burberry has adapted its historic identity to meet the demands of a global, digital, and constantly evolving market. Through critical analysis of 3 key campaigns, the research highlights how the brand combines tradition with innovation, communicating a modern aesthetic while preserving the core values of exclusivity. The impact of Daniel Lee’s creative direction is also assessed in both symbolic and economic terms. The study concludes that the sustainability of a luxury brand depends on a careful balance between heritage, aesthetic reinvention, and culturally relevant marketing strategies. Finally, this study shows gaps in current literature, with suggestions for future research that integrates creative, commercial, and consumer perception dimension.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências da Comunicação.

Keywords

Marketing de luxo Moda Burberry Identidade de marca Consumidores Daniel Lee Reposicionamento Exclusividade Inovação Luxury marketing Fashion Brand identity Consumer profiles Repositioning Exclusivity Innovation

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License