| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 614.82 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação de mestrado analisa todo o contexto de atitude face à marca, contendo
aspectos como personalidade da marca, em que se pretende perceber se os indivíduos
conseguem atribuir características humanas à marca Continente; atitude face à marca,
onde é observado se existe atitude positiva face à marca Continente; intenção de
compra, aqui os indivíduos demonstram a sua intenção de compra da marca Continente.
Na atitude face à marca do distribuidor pretende-se perceber a atitude das pessoas face
às marcas do distribuidor em geral; compra efectiva da marca do distribuidor, o
objectivo é perceber se de facto os indivíduos admitem que compram estas marcas e
finalmente a frequência de compra para entender com que frequência as pessoas
compram produtos da marca do distribuidor.
Após a revisão de bibliográfica sobre os temas nomeados, apresenta-se um estudo de
carácter empírico baseado num inquérito por questionário. Esse inquérito foi aplicado a
uma amostra não-probabilística por conveniência e que é constituída por 196 jovens
adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.
Na análise de dados foi possível perceber que no geral os resultados obtidos foram, em
alguns casos os esperados, salvo algumas surpresas que serão analisadas no capítulo 7.
Os inquiridos atribuíram personalidade à marca, mas podem ter sido influenciados pelos
anúncios. Mostraram atitude positiva face à marca Continente, mas houve surpresas
referentes aos anúncios. Na atitude face à publicidade os resultados não foram os
previstos, uma vez que o anúncio, considerado por nós como mais fraco, nem sempre
teve essa caracterização. Na intenção de compra os valores foram positivos.
Quanto aos valores da atitude face às marcas do distribuidor, compra efectiva e
frequência de compra obtiveram valores elevados que comprovaram que efectivamente
os inquiridos demonstram uma grande abertura na aquisição de produtos da marca do
distribuidor, tal como afirmam claramente que compram estas marcas e o fazem com
frequência.
This dissertation examines the entire context of attitude toward brand, containing
aspects such as brand personality, which aims to understand whether individuals can
attribute human characteristics to the Continente brand; attitude towards the brand,
where it is observed that there is positive attitude Continente brand; purchase intent,
here individuals demonstrate their intention to purchase the brand Continent. In the
attitude toward private label we want to know the attitude of people toward private label
in general, actual purchase of the label, the goal is to realize if the individuals admit to
purchase these brands and finally the frequency of purchase to understand how often
people buy the private label’s products.
After reviewing the literature on the subjects named, presents an empirical study of
nature based on a survey questionnaire. This survey was applied to a non-probability
sample of convenience and which consists of 196 young adults aged between 18 and 35
years old.
In the analysis of data it is noted that in general the results were, in some cases
expected, with a few surprises that will be discussed in chapter 7. The respondents gave
personality to the brand, but may have been influenced by ads. Showed positive attitude
to Continente brand, but there were no surprises from the ads. In attitude toward
advertising the results were not anticipated, since the ads, considered by us as weak, not
always had this characterization. The purchase intention the values were positive.
The values of the attitude toward private label, actual purchase and purchase frequency
obtained high values that actually proved that the respondents showed a great openness
in the procurement of the label, as clearly state who buy these brands and make
frequency.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Relações Públicas.
