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Avaliação do impacto de programas de educação em saúde oral nas populações desfavorecidas: revisão integrativa

datacite.subject.fosCiências Médicas::Medicina Clínica
dc.contributor.advisorBulhosa, José Frias
dc.contributor.authorKadri, Renda
dc.date.accessioned2025-06-02T15:16:00Z
dc.date.available2025-06-02T15:16:00Z
dc.date.issued2024-12-20
dc.description.abstractEste trabalho de tese analisa o efeito dos programas educativos em saúde oral nas populações desfavorecidas, destacando o efeito das disparidades socioeconómicas. A metodologia, estruturada de acordo com o quadro PICO, tem como objetivo trazer precisão metódica à investigação, abordando cada elemento-chave e integrando a diversa literatura existente. O estudo incide sobre indivíduos socioeconomicamente desfavorecidos que enfrentam dificuldades no acesso a recursos e serviços de saúde, com particular ênfase para a saúde oral. A intervenção no âmbito dos cuidados primários engloba frequentemente programas educativos deliberados com o objetivo de aumentar os conhecimentos e competências em saúde oral junto destas populações. Estes programas incluem iniciativas educativas lideradas por profissionais de saúde, campanhas de sensibilização, workshops educativos e a distribuição de recursos educativos ou formativos. A investigação compara a eficácia dos programas educativos com grupos de controlo da mesma população desfavorecida que não beneficiaram destas intervenções. Isto permite avaliar o impacto relativo dos programas educativos em comparação com a ausência de intervenção. O principal objetivo é avaliar o impacto da educação na saúde oral, medido por indicadores como a incidência de doenças orais, os comportamentos de higiene oral, os níveis de conhecimento e o acesso a cuidados dentários preventivos.por
dc.description.abstractThis thesis takes an in-depth look at the effect of educational programmes on oral health in disadvantaged populations, highlighting socio-economic disparities. The methodology, structured according to the PICO framework, aims to bring methodical precision to the research by addressing each key element. The study focuses on socioeconomically disadvantaged individuals who face difficulties in accessing health resources and services, particularly oral health. Primary intervention encompasses deliberate educational programmes aimed at increasing oral health knowledge and skills among these populations. These programmes include educational initiatives led by health professionals, awareness campaigns, educational workshops and the distribution of educational resources. The research compares the effectiveness of educational programmes with control groups from the same disadvantaged population who have not benefited from these interventions. This makes it possible to assess the relative impact of educational programmes compared to no intervention. The main objective is to assess the impact of education on oral health, measured by indicators such as the prevalence of oral diseases, oral hygiene behaviours, levels of knowledge and access to preventive dental care.eng
dc.identifier.tid203939549
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/14315
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectPrevenção cárie
dc.subjectProgramas educativos
dc.subjectPopulação desfavorecida
dc.subjectCaries prevention
dc.subjectEducational programs
dc.subjectDisadvantaged populations
dc.titleAvaliação do impacto de programas de educação em saúde oral nas populações desfavorecidas: revisão integrativapor
dc.title.alternativeEvaluation of the impact of oral health education programs on disadvantaged populations: integrative revieweng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicina Dentária

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