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A importância da Intervenção Precoce na reorganização das famílias de crianças com NEE

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Abstract(s)

No sentido de perceber a forma das famílias se reorganizarem após o surgimento da NEE do seu filho, o presente estudo analisa várias dimensões da esfera familiar e social: a estrutura familiar, as mudanças ocorridas face à Necessidade Educativa Especial (NEE), a distribuição dos cuidados diários à criança, as necessidades e dificuldades sentidas pelos pais, as expectativas futuras e o apoio dado pela equipa de Intervenção Precoce. Este trabalho incide no estudo de 8 famílias com filhos com NEE, oriundas de diferentes freguesias do concelho de Peniche. Optou-se pela realização de uma investigação qualitativa, tendo por base entrevistas semiestruturadas a pais de crianças com NEE, utilizando a técnica da análise de conteúdo como meio privilegiado de obtenção da informação necessária à investigação. Realizou-se uma análise comparativa dos resultados obtidos com os de diversos autores referenciados, nomeadamente os do estudo de Passos (2014) acerca das necessidades sentidas pelos pais de crianças apoiadas pela equipa de Intervenção Precoce no concelho de Povoação, da ilha de S. Miguel – Açores. Aferiu-se com o presente estudo que as famílias sentem apoio da equipa de IP na reorganização familiar ajudando nas dúvidas e questões que vão surgindo. No entanto consideram insuficiente o tempo de apoio às crianças, uma vez que as terapias na sua maioria são de uma vez por semana, num tempo de quarenta e cinco minutos e que as crianças com NEE necessitam de um apoio mais frequente.
This study aims to investigate the way families reorganize themselves after their child is diagnosed with special needs. In this perspective, several dimensions of the social and family circle are analysed, such as the family structure, the changes that occur as a result of that diagnosis, day care, difficulties that parents experience, expectations for the future and support provided by the Early Intervention team. The participants of this study are 8 families who live in Peniche and have children with Special Educational Needs (SEN). The study used a qualitative approach and data was collected through semistructured interviews to parents with children with SEN. Content analysis was considered the most appropriate technique for this purpose. A comparative analysis was also carried out, so results were compared to the ones obtained by other authors, namely Passos (2014), who studied the needs of families supported by an Early Intervention team from São Miguel, Azores. The findings suggest that families feel supported by the Early Intervention team, specifically regarding to family reorganization and potential doubts and questions. However, participants consider support time with children is insufficient, as most of the times therapy takes place once a week, for a 45-minute period, and children with SEN require more frequent support.

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Família Crianças NEE Apoio Intervenção Precoce Family Children SEN Support Early Intervention

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