Repository logo
 
Publication

Variáveis de aprendizagem e bem-estar psicológico em alunos do 7º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorCosta, Ana
dc.contributor.authorSilva, Maria de Fátima Teixeira da
dc.date.accessioned2015-04-20T10:26:20Z
dc.date.available2015-04-20T10:26:20Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica e da Saúdepor
dc.description.abstractO principal objetivo do presente estudo é avaliar e compreender as relações entre o bem-estar psicológico e as variáveis de aprendizagem dos alunos em função do sexo (feminino, masculino), da idade e da aprendizagem (notas do 3º período a Matemática e Português). Participaram neste projeto 170 alunos de Escolas do Porto, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: o inventário de Variáveis Intervenientes na Aprendizagem e o KIDSCREEN 27. Os principais resultados verificados mostram relações entre o bem-estar psicológico e as variáveis de aprendizagem dos alunos, assim como variações nestes construtos quando são consideradas as variáveis relativas ao sexo e à idade e ao rendimento escolar (notas do 3º período de português e matemática). O inventário de Variáveis Intervenientes na Aprendizagem mostrou possuir qualidades psicométricas aceitáveis ao nível da validade, fidelidade e sensibilidade.por
dc.description.abstractThe purpose of this work is to evaluate and understand the relations between the psychological well-being and the intervening variables in learning of students with different gender (female and male), age and learning (notes of the 3rd period Mathematics and Portuguese). One hundred and seventy students of a Porto schools participated in this study, with both gender and ages between 12 and 15. We used the following instruments to gather the data: the Intervening Variables in Learning Inventory and the KIDSCREEN 27. The main results underlined the relations between psychological well-being and the learning styles, as well as variations in these concepts when we consider variables such as gender, age and school performance (notes of the 3rd period of Portuguese and mathematics). The Intervening Variables in Learning Inventory revealed good psychometric qualities regarding validity, fairness and sensitivity.por
dc.identifier.tid202161285
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/4733
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.subjectBem-estar psicológicopor
dc.subjectVariáveis de aprendizagempor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectPsychological well-beingpor
dc.subjectLearning variablespor
dc.subjectStudentspor
dc.titleVariáveis de aprendizagem e bem-estar psicológico em alunos do 7º ano de escolaridadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_.pdf
Size:
7.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: