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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O tema desta dissertação incide sobre a temática dos blogues corporativos como meio
de comunicação organizacional, mediante a análise de blogues de empresas. A
investigação demonstrou que, em Portugal, temos blogues predominantemente dirigidos
a clientes, cuja função principal é informar e cujo foco de conteúdo é o mercado. São
blogues de acesso público, bidireccionais e geridos através de uma estrutura de
hierarquia.
A pesquisa decorreu com o recurso à metodologia quantitativa, através da análise de 34
blogues corporativos portugueses com base num modelo elaborado por Lockwood e
Dennis (2008), que permite descrever os vários tipos de blogues corporativos.
Analisámos os conteúdo dos posts, seguindo-se a análise quantitativa dos resultados.
A pesquisa permitiu identificar os principais tipos de blogues organizacionais em
Portugal, bem como elaborar um retrato da blogosfera corporativa portuguesa.
Esta investigação é importante e pertinente, uma vez que não encontramos estudos
sobre os tipos de blogues organizacionais, nem um retrato da blogosfera corporativa
portuguesa. Desta forma, este trabalho adquire especial interesse, na medida em que as
conclusões a que chegamos podem ser interessantes no momento de criar um novo
blogue corporativo, ou inclusive, melhorar os que já existem.
The subject of this investigation is focused on corporate blogs as an organizational
communication medium, through the analysis of corporate blogs. The investigation that
was developed allowed us to conclude that, in Portugal, blogs are most commonly
customer oriented, provide information and were focused on the market. They were also
frequently managed by a hierarchy structure, have public access and are bidirectional.
The research was conducted using the quantitative methodology, through the analysis of
34 Portuguese corporate blogs using a taxonomy elaborated by Lockwood e Dennis
(2008), which allows describing the multiple types of corporate blogs. We analyzed the
blogs content and then the data.
The research revealed the main types of corporate blogs and as also allowed to define
the portrait of the Portuguese corporate blogosphere.
The investigation is important and relevant because there wasn’t a research about the
mains types of corporate blogs or a portrait of the Portuguese corporate blogosphere.
This research is useful because it can provide tools to the creation of corporate blogs or
to improve the existing ones.
Le thème de cette dissertation abordera la thématique des blogs corporatifs comme
moyen de communication organisationnel, à travers une analyse des blogs d’entreprise.
La recherche à démontré qu’au Portugal, nous havons des blogs majoritairement dirigés
aux clients, avec principale fonction informer et visant comme contenue principal le
marché. Ce sont des blogs d’accès public, bidirectionnels et gérées selon une structure
hiérarchique.
La recherche c’est effectué avec une méthodologie quantitative, l’analyse de 34 blogs
corporatifs portugais, selon le modèle de Lockwood et Dennis (2008), qui permet de
décrire les différents types de blogs corporatifs. On a d’abord analysé le contenue des
posts, suivi de l’analyse quantitative.
La recherche a permis d’identifier les principaux types de blogs organisationnels au
Portugal, bien comme, élaborer un portrait de la blogosphère corporative portugaise.
Cette investigation est importante et pertinente, car il n’existait aucune étude sur les
blogs organisationnels, n’y un portrait de la blogosphère corporative portugaise.
De cette façon, cette étude prend un intérêt spécial, car il permet de retirer des
suggestions pour la création de blogs dans les entreprises, ou pour améliorer les
existants.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Relações Públicas.