Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
975.75 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O cancro do cólon é dos cancros com maior incidência mundial. Geralmente, estes carcinomas são esporádicos e de causalidade multifatorial encontrando-se uma pequena proporção dos casos relacionada com aspetos heredo-constitucionais, como é o caso da polipose adenomatosa familiar e a síndrome de Lynch. No entanto, é do ponto de vista da regulação da ativação dos oncogenes que o cancro do cólon é melhor compreendido, servindo assim como base para o processo de carcinogénese de outros tumores com mutações semelhantes.
Como o cancro do cólon apresenta uma taxa de mortalidade elevada, a prevenção torna-se uma medida fundamental. A obesidade, a ausência de exercício físico, hábitos alimentares inadequados, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são fatores de risco para o desenvolvimento de cancro do cólon. Para tal deve-se proceder à implementação de medidas de educação para a saúde com incentivo ao estilo de vida saudável, quimioprevenção com o intuito de prevenir, inibir ou reverter a carcinogénese, bem como à implementação de programas de rastreio de forma a diagnosticar a patologia num estádio precoce.
A sobrevida dos pacientes com cancro do cólon diagnosticado tem aumentado nas últimas décadas devido ao desenvolvimento de novos fármacos associados a técnicas cirúrgicas modernas.
Esta revisão de literatura aborda a fisiopatologia do cancro do cólon, incluindo a carcinogénese, os sintomas, as manifestações clínicas e o estadiamento da doença, assim como os pontos mais polémicos relacionados com o rastreio e o tratamento. Colon cancer is one of the cancers with a higher incidence worldwide. Generally, these carcinomas are sporadic and related multifactorial portion of colon carcinoma is associated with genetic factors, such as familial adenomatous polyposis and Lynch syndrome. However, it is from the gene regulation point of view that the colon cancer is better understood, thereby serving as a basis for the process of carcinogenesis of other tumors with similar mutations.
As the colon cancer has a high mortality, prevention becomes a key measure. Obesity, lack of exercise, poor eating habits, smoking and excessive alcohol consumption are risk factors for the development of colon cancer. To prevent this, one should proceed with the implementation of measures for health education to encourage the healthy lifestyle, chemoprevention in order to prevent, inhibit or reverse carcinogenesis as well as the implementation of screening programs in order to diagnose the pathology an early stage.
The survival of patients with colon cancer diagnosed has increased in the last decades due to the development of new drugs associated with modern surgical techniques.
This literature review discusses the pathophysiology of colon cancer, including carcinogenesis, symptoms, clinical manifestations and staging of the disease, as well as the most controversial points related to screening and treatment.
Description
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas