Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto das midia e das novas tecnologias no desempenho escolar dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental: um estudo de caso na escola municipal de ensino infantil e fundamental

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Alex Sacramento de Pinho.pdfDM_Alex Sacramento de Pinho2.4 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho buscou compreender como se encontram inseridas as mídias e as novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem na educação básica. Para tanto, utilizou-se como objetivo principal: analisar os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino aprendizagem do aluno. E como objetivos específicos: identificar quais os recursos tecnológicos utilizados em sala de aula; identificar se há interação entre aluno X professor a partir do uso das TIC; verificar se as mídias e as novas tecnologias são utilizadas como ferramentas de ensino aprendizagem do aluno. Para obter-se o alcance desses objetivos foi utilizado como metodologia investigativa, a pesquisa exploratória com o enfoque misto (quantitativo e qualitativo). Como instrumentos de pesquisa foram elaborados dois questionários com questões semiestruturadas que versavam sobre os objetivos propostos na investigação, e que foram respondidos pelos participantes da pesquisa que somam-se 10 alunos e 8 professores regentes. Concluiu-se que o uso das TIC na sala de aula tem proporcionado aos alunos uma compreensão da aula muito maior do que as aulas tradicionais. Os alunos demonstraram que ficam mais atentos e que houve ao longo do processo uma melhora significativa no aprendizado deles e os professores relataram essa mesma linha e ainda complementaram sobre a interação e a aproximação que as TIC tem proporcionado a eles e aos seus alunos.
The present work sought to understand how media and new technologies are inserted in the process of teaching learning in basic education. In order to do so, it was used as main objective: to analyze the impacts of the Information and Communication Technologies in the learning process of the student. And as specific objectives: to identify which technological resources are used in the classroom; identify if there is interaction between student X teacher from the use of ICT; verifying whether media and new technologies are used as teaching tools for student learning. To reach the achievement of these objectives was used as research methodology, the exploratory research with the mixed approach (quantitative and qualitative). As research instruments, two questionnaires with semistructured questions were elaborated that dealt with the objectives proposed in the research, and which were answered by the participants of the research, adding 10 students and 8 teachers. It was concluded that the use of ICT in the classroom has given students a much better understanding of the class than traditional classes. Students have shown that they are more attentive and that there has been a significant improvement in their learning throughout the process and the teachers have reported on this same line and also complimented on the interaction and approach that ICT has provided to them and their students.

Description

Keywords

Educação básica Mídias e TIC Desempenho escolar Basic education Media and ICT School performance

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License