Repository logo
 
Publication

Atitudes dos pares face à inclusão de crianças com NEE

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Fátima
dc.contributor.authorOliveira, Maria Antónia Mendes
dc.date.accessioned2019-01-09T08:53:21Z
dc.date.available2019-01-09T08:53:21Z
dc.date.issued2013-12-23
dc.description.abstractA educação inclusiva constitui um dos maiores desafios da escola atual ao assentar no princípio da igualdade de oportunidades educativas e sociais, tentando, deste modo, responder às necessidades educativas de todos os alunos, independentemente da sua diversidade. Mas a inclusão de crianças com NEE nas escolas públicas não pode ser apenas um processo educativo. Terá que ser fundamentalmente um processo social e emocional, de forma a poder contribuir para um clima educativo de sucesso para todos. Os pares são, neste processo de inclusão, elementos decisivos para a criação de um ambiente de sucesso, fazendo uma ponte entre a parte educativa e a parte do desenvolvimento afetivo e social. Estudar as atitudes dos alunos face à inclusão de crianças com NEE, para além de suscitar interesse, torna-se imprescindível, na medida em que a análise dos resultados desta investigação poderão servir como um conjunto de condições que facilitarão a inclusão destes alunos. É importante que todos os alunos aceitem e respeitem a diferença, de modo a contribuírem ativamente para a implementação de políticas inclusivas na escola.pt_PT
dc.description.abstractThe inclusive education is one of the biggest challenges of the current school’s since it is based on the principle of equality of social and educational opportunities, trying thus respond to the needs of all students, regardless of their diversity. But the inclusion of children with SEN in the public schools can not only be an educational process. You will have to be fundamentally a social process and emotional, so that it can contribute to a successful educational environment for all. The pairs are in the process of inclusion, critical elements for creating an environment for success, making a bridge between the educational part and the part of social and emotional development. Studying the attitude of students in relation to the inclusion of children with SEN, in addition to arouse great interest, becomes essential, as the analysis of the results of this investigation may serve as a set of conditions that will ease the inclusion of these students. It is important that all students accept and respect this difference, so they can contribute in an active way to the implementation of inclusive policies in schools.pt_PT
dc.identifier.tid201702223pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/7157
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectEscola inclusivapt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectAtitudes dos parespt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectInclusive schoolpt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.subjectAttitudes of peerspt_PT
dc.subjectCooperative learningpt_PT
dc.titleAtitudes dos pares face à inclusão de crianças com NEEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 4 of 4
No Thumbnail Available
Name:
DM_Maria Antónia Oliveira.pdf
Size:
1.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo E - Respostas dos Testes Sociométricos.pdf
Size:
73.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo F - Respostas dos Inquéritos aos alunos .pdf
Size:
137.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo G - Respostas dos Inquéritos aos professores.pdf
Size:
14.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: