Repository logo
 
Publication

Relação entre a competência comunicativa e o estilo parental em crianças do pré-escolar

dc.contributor.advisorPeixoto, Vânia
dc.contributor.advisorPestana, Pedro Melo
dc.contributor.authorSantos, Mariana Bastos
dc.date.accessioned2024-09-26T16:17:57Z
dc.date.embargo2026-07-17
dc.date.issued2024
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Falapt_PT
dc.description.abstractO conceito de competência comunicativa foi introduzido em 1972 pelo sociolinguista Dell Hymes, sendo posteriormente desenvolvido por Canale e Swain em 1980, e mais tarde por Bachman em 1990. Atualmente, a competência comunicativa é a capacidade que o sujeito usa a língua de forma apropriada nos diversos contextos linguísticos, contextuais e sociolinguísticos. O estilo parental é crucial para o desenvolvimento da criança, sendo definidos pelas dimensões da exigência e responsividade, originando quatro estilos parentais: autoritário, democrático, permissivo e rejeitador-negligente. A principal motivação deste estudo é entender a relação entre a competência comunicativa e os estilos parentais, assim sendo, delimitou-se objetivos relacionados com a competência comunicativa e as subescalas do instrumento dos estilos parentais. Após a recolha dos dados, numa amostra com 235 participantes de pais e educadores de crianças com idades entre três e oito anos, não verificamos, na nossa amostra, nenhuma correlação significativa entre a competência comunicativa e as dimensões do instrumento QEDP. O presente estudo encontra-se enquadrado num projeto major, sendo necessário dar continuidade aos objetivos propostos.pt_PT
dc.description.abstractThe concept of communicative competence was introduced in 1972 by sociolinguist Dell Hymes and was later developed by Canale and Swain in 1980 and, later, by Bachman in 1990. Today, communicative competence is the subject's ability to use language appropriately in various linguistic, contextual and sociolinguistic contexts. Parenting style is crucial for the child's development, being defined by the dimensions of demand and responsiveness, giving rise to four parenting styles: authoritarian, democratic, permissive and rejecting-neglectful. The main motivation for this study is to understand the relationship between communicative competence and parenting styles, which is why the objectives related to communicative competence and the sub-scales of the parenting styles instrument were defined. After collecting data from a sample of 235 parents and educators of children aged between three and eight, we found no significant correlation between communicative competence and the dimensions of the PSDQ instrument. This study is part of a larger project, and it is necessary to continue with the proposed objectives.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/13243
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectCompetência comunicativapt_PT
dc.subjectEstilos parentaispt_PT
dc.subjectTerapia da falapt_PT
dc.subjectCommunicative competencept_PT
dc.subjectParenting stylespt_PT
dc.subjectSpeech therapypt_PT
dc.titleRelação entre a competência comunicativa e o estilo parental em crianças do pré-escolarpt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PG_41628.pdf
Size:
1015.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Projeto_de_graduação_41628
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: