Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
23.62 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A temática do presente estudo coloca-se na tentativa de explicitar as relações que, em
termos gerais, se estabelecem entre a Publicidade e o Desporto, enfatizando-se, nela, a
problemática particular do aproveitamento que a criação publicitária faz da imagética
desportiva, como elemento de suporte de anúncios publicados nos jornais. Assim, o
trabalho realizado, perfez-se na complementaridade de um exercício de natureza teórica,
fundamentado em literatura especializada, e de uma tarefa analítica de índole factual,
baseada numa pesquisa conduzida no terreno. Desta, foi permitido concluir acerca da
correspondência que se pode estabelecer entre os indicadores que, no plano teórico,
relevam a utilização dos motivos desportivos nos anúncios publicitários impressos, e os
factos que, no plano da realidade dos jornais diários portugueses, efectivamente se
registaram.
Nesta conformidade, o estudo adquire importância em virtude de incidir numa área com
reduzida expressão na investigação, até à data, e entre nós, nela desenvolvida, e porque
dele derivam resultados que poderão ser de interesse e objecto de ponderação futura por
parte dos publicitários e produtores nacionais. Entre outros, os principais resultados
sintetizam-se no seguinte: que os jornais diários são, ainda, meio merecedor de
referência quanto à publicação de anúncios com conotações desportivas; que tais
conotações são efectivas e, por vezes, pronunciadas, na relatividade da generalidade dos
anúncios publicados nesses jornais; que as formas de conotação desportiva emergem
com maior relevância no corpo do texto do anúncio, sem deixar de evidenciar, também,
a sua tradução em figuras desportivas.
The subject matter of the present research can be placed in the attempt to specify the
relations which, in general terms, are established between advertising and sports,
emphasizing the particular issue of the use of sports imagery made by advertising as a
support element for ads published in newspapers. Therefore, the research was carried
out through a theoretical exercise based on specialized literature complemented by a
task of factual analysis based on practical work. From it, we managed to conclude the
existence of a correspondence between the indicators which, in theoretical terms, give
relevance to the use of sport motifs in ads printed in newspapers, and the facts which, in
the reality of Portuguese daily papers, were actually recorded.
Therefore, the research gains importance by analysing an area hardly expressed in
investigation up to these days and, between us, developed in the research, and also
because its results can become of interest and subject to future ponderation by publicists
and national producers. Among others, the main results can be synthesized as follows:
that the daily newspapers are, still, a media deserving to be referred to when it comes to
publishing adverts with sport connotations; that such connotations are effective and, at
times, used within the relativity of most of the adverts published in those papers; that
the different ways of sports connotations rise with more relevance in the text body of
the advert, also highlighting their translation into sport figures.
La temática del presente estudio se sitúa en la tentativa de explicitar las relaciones que,
en términos generales, se establecen entre la publicidad y el deporte, poniendo énfasis
en la problemática particular del aprovechamiento que la creación publicitaria hace de la
imaginería deportiva como elemento de apoyo de anuncios publicados en los
periódicos. De este modo, el trabajo se ha realizado en la complementariedad de un
ejercicio de naturaleza teórica, fundamentado en literatura especializada, y de una tarea
analítica de índole factual, con base en un trabajo de campo. De ella se nos permitió
concluir la posibilidad de establecer una correspondencia entre los indicadores que, en
el plano teórico, dan relevancia a la utilización de los motivos deportivos en los
anuncios publicitarios impresos, y los hechos que, en el plano de la realidad de los
periódicos diarios portugueses, efectivamente se registraron.
Por consiguiente, el estudio adquiere importancia por incidir en un área con reducida
expresión en la investigación, hasta la fecha y, entre nosotros, en ella desarrollada, y
también porque de él derivan resultados que podrán ser de interés y objeto de futura
ponderación por parte de los publicistas y productores nacionales. Entre otros, los
principales resultados se sintetizan en lo siguiente: que los periódicos diarios son,
todavía, un medio que merece referencia en lo relativo a la publicación de anuncios con
connotaciones deportivas; que tales connotaciones son efectivas y, a veces,
pronunciadas en la casi generalidad de los anuncios publicados en esos diarios; que las
formas de connotación deportiva emergen con mayor relevancia en el cuerpo del texto
del anuncio, sin dejar de evidenciar también su traducción en figuras deportivas.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Publicidade.