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New public management and minorities — a study on Tanzania in a comparative perspective

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Abstract(s)

O setor público tem assistido a várias tentativas para avaliar o desempenho dos governos, como resultado da implementação das reformas administrativas diversas em diferentes partes do mundo. Um dos aspetos fulcrais destas reformas é o nível de qualidade dos serviços oferecidos, aspeto focado na noção de Nova Gestão Pública (abreviada NGP). Se os aspetos técnicos da NGP foram explorados, pouco tem sido feito para avaliar o seu impacto sobre as componentes mais vulneráveis da população. Este estudo explora o impacto das reformas que acompanham a NGP sobre grupos socialmente minorizados. O contexto estudado localiza-se essencialmente na Tanzânia, mas introduziu-se um elemento de comparação a realidade observada em Portugal. Usou-se essencialmente métodos qualitativos, e em particular questionários e entrevistas. Dados quantitativos foram igualmente recolhidos e analisados usando o programa Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados revelaram que as reformas da NGP na Tanzânia e em Portugal melhoraram de forma modesta a qualidade da prestação de serviços à populações mais vulneráveis. Problemas de eficácia governativa demonstram que as melhorias são, na realidade, apenas marginais, especialmente na Tanzânia. Mais: os dados obtidos em na Tanzânia como em Portugal mostram que as reformas da NGP afetaram negativamente as minorias, entendidas como as populações mais vulneráveis nas sociedades estudadas. Na Tanzânia, os dados mostram que as comunidades pastorais e as mulheres foram prejudicadas mais do que beneficiadas pela NGP. Em Portugal, os estrangeiros residentes em Portugal foram igualmente negativamente afetados pelas reformas da NGP. Impõe-se, por isso, estudar medidas de retificação e ajustamento das reformas de NGP.
The public sector has witnessed several attempts to evaluate the performance of the Governments as a result of the implementation of the various administrative reforms in different parts of the world. These range from attempts to assess issues related to the cost of providing various services to the quality level of the services offered, included in the New Public Management (abbreviated NPM). Little has been done, however, to explore the impact of reforms in public administration on minorities, understood as the most vulnerable parts of the population. This study explores the impact of these reforms on minorities. The context of the study is essentially Tanzania, but it also used a comparative element with Portugal. It used essentially qualitative methods, and in particular questionnaires and interviews, to confirm the initial hypotheses. Although this study was primarily qualitative, quantitative data were collected and analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences program. The results reveal that the NPM reforms in Tanzania and in Portugal have improved slightly the quality of the provision of services to the populations. However, the level of improvement is not significant for most of the population and especially the most vulnerable. Problems of corruption and Government effectiveness demonstrate that improvements are only marginal, especially in Tanzania. Finally, evidence obtained in Portugal and Tanzania shows that NPM reforms affected negatively the most vulnerable of the vulnerable populations and in particular the members of minority communities more than other sections of the society. In Portugal, migrants represent the far most affected populations, while in Tanzania the evidence gathered shows that the pastoral communities and other traditional minorities, and especially women, were suffering more than benefited by NPM. As a result, the NPM needs rectification and adjustment measures.
Le secteur public a connu plusieurs tentatives pour évaluer le rendement des gouvernements, suite de la mise en oeuvre des réformes administratives diverses dans différentes parties du monde. Celles-ci vont de la tentative d'évaluer les questions liées au coût de la fourniture de divers services, au niveau de la qualité des services offerts, toutes ce questions étant inclues dans la nouvelle gestion publique (abrégée NGP). Peu a été fait, cependant, afin d'explorer l'impact des réformes dans l'administration publique sur les minorités, entendues comme les parties les plus vulnérables de la population. L’étude se concentre sur le cas de la Tanzanie, mais introduit également un élément de comparaison avec le Portugal. Cette étude utilise essentiellement des méthodes qualitatives et en particulier le questionnaire et d'entretien, afin de confirmer les hypothèses initiales. Bien que cette étude ait été principalement qualitative, des données quantitatives ont été collectées et analysées à l'aide du programme Statistical Package for the Social Sciences. Les résultats révèlent que les réformes de la NGP en Tanzanie et au Portugal ont légèrement amélioré la qualité de la prestation de services aux populations les plus vulnérables. Toutefois, le niveau d'amélioration n'est pas significatif pour la majeure partie de la population. Les problèmes de la corruption et de l'efficacité gouvernementale démontrent que les améliorations ne sont que marginales, surtout en Tanzanie. Surtout, les résultats obtenus au Portugal et en Tanzanie montrent que les réformes de la NGP affectent négativement certaines des les populations vulnérables au sein des populations vulnérables, et en particulier les membres des communautés minoritaires plus que les autres sections de la société. Au Portugal, les migrants représentent les populations les plus touchées, tandis qu'en Tanzanie les données recueillies montrent que les communautés pastorales et autres minorités traditionnelles, et surtout les femmes dans ces groupes, sont plus des victimes que des bénéficiaires de la NGP. En conséquence, le NGP a besoin de rectifications et de mesures d'adaptation.

Description

Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialidade em Estudos de Minorias

Keywords

Nova gestão pública Políticas públicas Minorias Tanzânia Portugal New public management Public policies Minorities Nouvelle gestion publique Politiques publiques Minorités

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