| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 723.54 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The development of the elderly can be characterized through several dimensions. The present study assesses three of those: perceived cognitive performance, Instrumental Activities of Daily Living (IADL) and leisure activities.
Perceived cognitive performance can be defined as the person's perception of what he/she can do, in this case, the elderly person's perception of his/her cognitive abilities and functions.
IADL are activities that allow a person to be independent in his/her daily life and maintain his/her social role in society. The following can be considered instrumental activities: planning and cooking one’s own food, riding public transport or driving without difficulty, using cash and administering own medication.
Leisure activities are activities that allow a person to relax, rest, have fun through hobbies, are practiced in the person's free time, in which there is no relationship with professional positions, nor is a reward expected. In this study, the following activities were considered: reading, watching television, listening to music, walking, gardening, doing horticulture, knitting, playing cards and chatting with friends.
That said, and in view of the objectives of the study, this dissertation is organized in two articles. The first had as objectives: to characterize the sample's perceived cognitive performance and IADL performed; and to analyze the relationship between these two variables. The second article aimed to characterize the leisure activities performed by the sample and to analyze the relationship between perceived cognitive performance and leisure activities.
In this study, 203 people between 60 and 100 years old participated. The participants answered to a Sociodemographic and Clinical Questionnaire, the ESI-55 Cognitive Function Scale, the Lawton-Brody Scale and the Leisure Activities Index, in person or through Google Forms. Data was collected from different sites, institutions, hospitals, and online.
The results suggest that the participants show a good perception of their cognitive performance, they are moderately dependent when it comes to IADL, and they don’t practice a lot of the leisure activities presented, or at least with a lot of frequency. Also, it can be seen that there are
Elderly development: Perceived cognitive performance, activities of daily living and leisure activities relationships between perceived cognitive performance and IADL performed, as well as between perceived cognitive performance and leisure activities performed. These results can show a small part of the development of the elderly in Portugal.
O desenvolvimento dos idosos pode caracterizar-se por várias dimensões. O presente estudo avalia três delas: desempenho cognitivo percecionado, atividades instrumentais de vida diária e atividades lazer. O desempenho cognitivo percecionado pode ser definido como a perceção da pessoa sobre o que consegue fazer, neste caso, a perceção do idoso sobre as suas capacidades e funções cognitivas. As Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD) são atividades que permitem a uma pessoa ser independente no seu dia-a-dia e manter o seu papel social na sociedade. As seguintes podem ser consideradas atividades instrumentais: planear e cozinhar a própria comida, andar de transportes públicos ou conduzir sem dificuldade, usar dinheiro e administrar a própria medicação. As atividades de lazer são atividades que permitem a uma pessoa relaxar, descansar, divertir-se através de passatempos, são praticadas nos tempos livres da pessoa, em que não existe uma relação com cargos profissionais, nem é esperada uma recompensa. Neste estudo foram consideradas as seguintes atividades: ler, ver televisão, ouvir música, passear, fazer jardinagem, fazer horticultura, fazer tricô, jogar cartas e conversar com os amigos. Dito isto, e tendo em conta os objetivos do estudo, esta dissertação é organizada em dois artigos. O primeiro tinha como objetivos: caracterizar o desempenho cognitivo percecionado da amostra e as atividades instrumentais de vida diária realizadas; e analisar a relação entre estas duas variáveis. O segundo artigo visou caracterizar as atividades de lazer realizadas pela amostra e analisar a relação entre o desempenho cognitivo percecionado e as atividades de lazer. Neste estudo participaram 203 pessoas entre os 60 e os 100 anos. Os participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico e Clínico, à Escala de Função Cognitiva ESI-55, à Escala de Lawton-Brody e ao Índice de Atividades de Lazer, presencialmente ou através do Google Forms. Os dados foram recolhidos de diferentes sítios, instituições, hospitais e online. Os resultados sugerem que os participantes mostram uma boa perceção do seu desempenho cognitivo, são moderadamente dependentes quando se trata das AIVD, e não praticam muitas das atividades de lazer apresentadas, ou pelo menos com muita frequência. Além disso, pode ver-se que existem relações entre o desempenho cognitivo percecionado e as AIVD realizadas, bem como entre o desempenho cognitivo e as atividades de lazer realizadas. Estes resultados podem mostrar uma pequena parte do desenvolvimento dos idosos em Portugal.
O desenvolvimento dos idosos pode caracterizar-se por várias dimensões. O presente estudo avalia três delas: desempenho cognitivo percecionado, atividades instrumentais de vida diária e atividades lazer. O desempenho cognitivo percecionado pode ser definido como a perceção da pessoa sobre o que consegue fazer, neste caso, a perceção do idoso sobre as suas capacidades e funções cognitivas. As Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD) são atividades que permitem a uma pessoa ser independente no seu dia-a-dia e manter o seu papel social na sociedade. As seguintes podem ser consideradas atividades instrumentais: planear e cozinhar a própria comida, andar de transportes públicos ou conduzir sem dificuldade, usar dinheiro e administrar a própria medicação. As atividades de lazer são atividades que permitem a uma pessoa relaxar, descansar, divertir-se através de passatempos, são praticadas nos tempos livres da pessoa, em que não existe uma relação com cargos profissionais, nem é esperada uma recompensa. Neste estudo foram consideradas as seguintes atividades: ler, ver televisão, ouvir música, passear, fazer jardinagem, fazer horticultura, fazer tricô, jogar cartas e conversar com os amigos. Dito isto, e tendo em conta os objetivos do estudo, esta dissertação é organizada em dois artigos. O primeiro tinha como objetivos: caracterizar o desempenho cognitivo percecionado da amostra e as atividades instrumentais de vida diária realizadas; e analisar a relação entre estas duas variáveis. O segundo artigo visou caracterizar as atividades de lazer realizadas pela amostra e analisar a relação entre o desempenho cognitivo percecionado e as atividades de lazer. Neste estudo participaram 203 pessoas entre os 60 e os 100 anos. Os participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico e Clínico, à Escala de Função Cognitiva ESI-55, à Escala de Lawton-Brody e ao Índice de Atividades de Lazer, presencialmente ou através do Google Forms. Os dados foram recolhidos de diferentes sítios, instituições, hospitais e online. Os resultados sugerem que os participantes mostram uma boa perceção do seu desempenho cognitivo, são moderadamente dependentes quando se trata das AIVD, e não praticam muitas das atividades de lazer apresentadas, ou pelo menos com muita frequência. Além disso, pode ver-se que existem relações entre o desempenho cognitivo percecionado e as AIVD realizadas, bem como entre o desempenho cognitivo e as atividades de lazer realizadas. Estes resultados podem mostrar uma pequena parte do desenvolvimento dos idosos em Portugal.
Description
Keywords
Elderly Perceived cognitive performance Instrumental activities of daily living Leisure activities Idosos Desempenho cognitivo percecionado Atividades instrumentais de vida diária Atividades de lazer
