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Intervenção precoce em gémeos prematuros com imaturidade do desenvolvimento psicomotor
| dc.contributor.advisor | Almeida, Gabriela | |
| dc.contributor.author | Correia, Diana Maria Alves | |
| dc.date.accessioned | 2012-05-07T10:13:39Z | |
| dc.date.available | 2012-05-07T10:13:39Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description | Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Reabilitação Psicomotora | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação intitulado “Intervenção Precoce em gémeos prematuros com imaturidade do desenvolvimento psicomotor” fundamentou-se num estudo de caso com experimentação, proporcionado através da realização do estágio final da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora, na Clínica Pedagógica de Reabilitação Psicomotora da Universidade Fernando Pessoa – Porto. O objectivo geral desta investigação foi verificar a evolução do desenvolvimento psicomotor de duas gémeas com uma intervenção precoce individualizada. Deste modo, para atingir este objectivo procedeu-se a uma abordagem quantitativa para avaliar as áreas do desenvolvimento psicomotor, as quais sofreram alterações com a intervenção precoce, e uma análise descritiva, descrevendo os dados recolhidos. Para esta avaliação foram observadas as áreas do desenvolvimento psicomotor das gémeas, através dos seguintes instrumentos de avaliação:Escala de AvaliaçãoThe Schedule of Growing Skills II e Escala do Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths. Os resultados obtidos no final do estudo demonstraram uma evolução positiva das áreas do desenvolvimento psicomotor investigadas, evidenciando-se a importância de uma intervenção precoce, a qual contribuiu favoravelmente para um desenvolvimento global das gémeas. | por |
| dc.description.abstract | This research work entitled "Early Intervention in premature twins with immature psychomotor development" was based on a case study with experimentation, made possible during the final traineeship of the degree in Psychomotor Rehabilitation, in the Educational Clinic of Psychomotor Rehabilitation at University Fernando Pessoa - Porto. The overall objective of this research was to assess the progress of the psychomotor development of two twins with an individualized early intervention. Thus, to achieve this aim we developed a quantitative approach, to evaluate the areas of psychomotor development, which changed with the early intervention, and a descriptive analysis, describing the data collected. For this evaluation the areas of psychomotor development of the twins were observed, through the following assessment instruments: Evaluation Scale The Schedule of Growing Skills II and the Scale of Mental Development Ruth Griffiths. The results obtained at the end of the study show a positive evolution of the areas of psychomotor development studied, pointing out the importance of early intervention, which contributed favorably to an overall development of the twins. | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/3123 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | [s.n.] | por |
| dc.subject | Intervenção Precoce | por |
| dc.subject | Imaturidade do desenvolvimento psicomotor | por |
| dc.subject | Áreas do desenvolvimento psicomotor | por |
| dc.subject | Prematuridade | por |
| dc.subject | Gemelaridade | por |
| dc.subject | Early intervention | |
| dc.subject | Immaturity of the psychomotor development | |
| dc.subject | Areas of the psychomotor development | |
| dc.subject | Prematurity | |
| dc.subject | Twin pregnancy | |
| dc.title | Intervenção precoce em gémeos prematuros com imaturidade do desenvolvimento psicomotor | por |
| dc.type | bachelor thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | bachelorThesis | por |
