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| Projeto de pós-graduação_40482 | 716.06 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Objectives: This study assessed students' perceptions of artificial teeth (AT) after completing the Endodontics I, II, and III curricular units at the Faculty of Health Sciences, Fernando Pessoa University, Porto, Portugal. Additionally, the study aims to review existing literature on students' perceptions of three-dimensional (3D) printed models used in pre-clinical training, identifying current challenges and future needs for improvement.
Methods: A questionnaire was adapted, in which students had to compare AT with natural teeth (NT) in various aspects of anatomy and endodontic procedures. For the review of literature, a search was conducted in PubMed, MEDLINE, Scopus, and Web of Science up to March 16, 2025. The search included the keywords: endodontics; natural teeth; artificial teeth; 3D printed teeth; teaching; pre-clinical training and dental education, both individually and in combination using the Boolean operator “AND”. Relevant original research studies and review articles, published in English were selected without time restrictions. Additionally, cross-references were examined for further relevant studies.
Results: Overall, students expressed a favorable opinion of AT in relation to external anatomy, radiopacity with files or gutta-percha, ease of acquisition, superior hygiene, and the simplicity of performing endodontic procedures. Conversely, students reported negative perceptions of AT concerning internal anatomy, pulp chamber size, canal shape and size, radiopacity, tactile sensation during access cavity preparation and pulp chamber entry, tactile feedback during endodontic procedures and debris removal, and the adequacy of AT for understanding endodontic techniques.
Conclusion: The incorporation of AT into endodontic training represents a significant advancement toward standardization and improved efficiency in dental education. However, AT cannot fully replicate the tactile feedback and anatomical characteristics of NT. These findings underscore the need for continued development of AT that more closely mimics the properties of NT.
Objectivos: Este estudo avaliou a perceção dos alunos sobre os dentes artificiais (DA) após a conclusão das unidades curriculares de Endodontia I, II e III na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Adicionalmente, o estudo pretende rever a literatura existente sobre as percepções dos alunos em relação aos modelos impressos tridimensionais (3D) utilizados na formação pré-clínica, identificando os desafios actuais e as necessidades futuras de melhoria. Métodos: Foi adaptado um questionário, em que os alunos tinham de comparar os DA com os dentes naturais (DN). Para a revisão da literatura, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed, MEDLINE, Scopus e Web of Science até 16 de março de 2025. Foram selecionados estudos de investigação originais e artigos de revisão relevantes, publicados em inglês, sem restrições temporais. Além disso, foram examinadas referências cruzadas para outros estudos relevantes. Resultados: No geral, os alunos expressaram uma opinião favorável aos DA em relação à anatomia externa, radiopacidade com limas ou guta-percha, facilidade de aquisição, higiene superior e simplicidade de execução dos procedimentos endodônticos. Por outro lado, os estudantes relataram percepções negativas aos DA relativamente à anatomia interna, tamanho da câmara pulpar, forma e tamanho do canal, radiopacidade, sensação tátil durante a preparação da cavidade de acesso e entrada na câmara pulpar, feedback tátil durante os procedimentos endodônticos e remoção de detritos, e a adequação dos DA para a compreensão das técnicas endodônticas. Conclusão: A incorporação de DA na formação endodôntica representa um avanço significativo no sentido da padronização e da melhoria da eficiência na formação dentária. No entanto, os DA não podem replicar totalmente o feedback tátil e as caraterísticas anatómicas dos DN. Estes resultados sublinham a necessidade de um desenvolvimento contínuo de DA que imitem mais de perto as propriedades dos DN.
Objectivos: Este estudo avaliou a perceção dos alunos sobre os dentes artificiais (DA) após a conclusão das unidades curriculares de Endodontia I, II e III na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Adicionalmente, o estudo pretende rever a literatura existente sobre as percepções dos alunos em relação aos modelos impressos tridimensionais (3D) utilizados na formação pré-clínica, identificando os desafios actuais e as necessidades futuras de melhoria. Métodos: Foi adaptado um questionário, em que os alunos tinham de comparar os DA com os dentes naturais (DN). Para a revisão da literatura, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed, MEDLINE, Scopus e Web of Science até 16 de março de 2025. Foram selecionados estudos de investigação originais e artigos de revisão relevantes, publicados em inglês, sem restrições temporais. Além disso, foram examinadas referências cruzadas para outros estudos relevantes. Resultados: No geral, os alunos expressaram uma opinião favorável aos DA em relação à anatomia externa, radiopacidade com limas ou guta-percha, facilidade de aquisição, higiene superior e simplicidade de execução dos procedimentos endodônticos. Por outro lado, os estudantes relataram percepções negativas aos DA relativamente à anatomia interna, tamanho da câmara pulpar, forma e tamanho do canal, radiopacidade, sensação tátil durante a preparação da cavidade de acesso e entrada na câmara pulpar, feedback tátil durante os procedimentos endodônticos e remoção de detritos, e a adequação dos DA para a compreensão das técnicas endodônticas. Conclusão: A incorporação de DA na formação endodôntica representa um avanço significativo no sentido da padronização e da melhoria da eficiência na formação dentária. No entanto, os DA não podem replicar totalmente o feedback tátil e as caraterísticas anatómicas dos DN. Estes resultados sublinham a necessidade de um desenvolvimento contínuo de DA que imitem mais de perto as propriedades dos DN.
Description
Keywords
Endodontics Preclinical training Artificial teeth Dental education Endodontia Treino pré-clínico Dentes artificiais Educação dentária
