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Comprar, passear e ser visto: contributos para a compreensão das escolhas de usuários de dois shopping centers brasileiros

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Luís
dc.contributor.authorSantos, Herminia Lustosa Vieira dos
dc.date.accessioned2019-11-19T09:00:39Z
dc.date.available2021-11-15T01:30:10Z
dc.date.issued2019-11-15
dc.description.abstractUm shopping center não é simplesmente um espaço de aquisição de bens e serviços, mas também um espaço de interação simbólica, de afirmação e reconhecimento de uma certa identidade social mais ou menos prestigiante. O presente estudo, qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, examina os fatores motivacionais associados à escolha do shopping center enquanto espaço de consumo e lazer e as respetivas experiências de utilização. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a 16 pessoas com idades compreendidas entre os 22 e os 57 anos, que se apresentaram como usuários de shopping centers com diferentes características. Os discursos dos participantes foram interpretados à luz da análise de conteúdo, a partir de três categorias previamente definidas: i) características dos shoppings valorizadas pelos utilizadores; ii) experiências de utilização dos shopping centers; e iii) avaliação qualitativa das experiências de utilização dos shopping centers. Os resultados apurados sugerem, como características mais valorizadas pelos participantes, o conforto, a segurança e a conveniência. Revelam ainda uma avaliação positiva de experiências de utilização marcadas por processos de tomada de decisão que combinam pragmatismo com fatores de ordem simbólica.pt_PT
dc.description.abstractA shopping center is not simply a place for the acquisition of goods and services, but also a place for symbolic interaction, affirmation and recognition of a more or less prestigious social identity. This qualitative exploratory and descriptive study assesses the motivational factors associated with choosing the shopping center as a place for consumption and leisure and the repective experiences of use. Semi-structured interviews were carried out with 16 people aged between 22 and 57 years who introduced themselves as users of shopping centers with different characteristics. The participants’ accounts were interpreted using content analysis based on three previously defined categories: i) characteristics of the shopping centers valued by the users; ii) shopping center utilization experiences; and iii) qualitative evaluation of shopping center utilization experiences. The results suggest that the characteristics most valued by the participants are comfort, safety and convenience. They also reveal a positive evaluation of user experiences marked by decision-making processes that combine pragmatism and symbolic factors.pt_PT
dc.identifier.tid202718905
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8235
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectShopping centerpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectProcesso de tomada de decisãopt_PT
dc.subjectShopping centerpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectDecision-making processpt_PT
dc.titleComprar, passear e ser visto: contributos para a compreensão das escolhas de usuários de dois shopping centers brasileirospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Empresariaispt_PT

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