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A fluĂȘncia verbal na doença de Parkinson

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Abstract(s)

A fluĂȘncia verbal Ă© uma tarefa cognitiva complexa que envolve processos linguĂ­sticos, mnĂ©sicos e executivos que, de forma directa ou indirecta, dependem do bom funcionamento do lobo frontal e das regiĂ”es subcorticais a ele associadas. Como a Doença de Parkinson (DP) implica um comprometimento destas regiĂ”es, observa-se uma diminuição de desempenho nas tarefas de fluĂȘncia verbal. Desta forma, tais tarefas tĂȘm-se revelado boas indicadoras de disfunção cerebral e, mais especificamente, tĂȘm-se mostrado sensĂ­veis a alteraçÔes da doença e bons preditores de demĂȘncia. O presente estudo tem como objectivo geral avaliar se a fluĂȘncia verbal na Doença de Parkinson se encontra diminuĂ­da em estĂĄdios iniciais da doença (estĂĄdios II e III na Escala de Hoehn & Yahr). Concretamente, participaram 40 sujeitos, metade com DP e a outra metade sem DP. Nenhum dos participantes apresentava defeito cognitivo, nem diferiam quanto a nĂ­veis de ansiedade e depressĂŁo. A avaliação da fluĂȘncia verbal foi feita atravĂ©s de trĂȘs provas de fluĂȘncia verbal semĂąntica (animais, nomes de pessoas e artigos de comer) e trĂȘs provas de fluĂȘncia verbal fonĂ©mica (letras P, R e M). Os resultados observados evidenciaram que os sujeitos com DP apresentaram uma fluĂȘncia verbal total inferior aos sujeitos sem doença. Contudo, quer para a fluĂȘncia verbal fonĂ©mica, quer para a fluĂȘncia verbal semĂąntica, nĂŁo foram observadas diferenças significativas entre os grupos. Relativamente Ă s repetiçÔes, os sujeitos com DP proferiram-nas em maior nĂșmero, comparativamente com os sujeitos sem DP, sendo as diferenças significativas apenas para a tarefa de fluĂȘncia verbal fonĂ©mica. No que diz respeito ao grupo com DP, nĂŁo se verificaram diferenças significativas entre os estĂĄdios II e III nas provas de fluĂȘncia verbal. No seu conjunto, os resultados obtidos sugerem que nos estĂĄdios iniciais de DP, e na ausĂȘncia de demĂȘncia, nĂŁo se verificam efectivas alteraçÔes a nĂ­vel da fluĂȘncia verbal, tornando-se necessĂĄria a condução de futuros estudos para elucidar melhor esta questĂŁo.

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Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de licenciada em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica

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