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Abstract(s)
A fluĂȘncia verbal Ă© uma tarefa cognitiva complexa que envolve processos linguĂsticos,
mnésicos e executivos que, de forma directa ou indirecta, dependem do bom
funcionamento do lobo frontal e das regiÔes subcorticais a ele associadas. Como a Doença
de Parkinson (DP) implica um comprometimento destas regiÔes, observa-se uma
diminuição de desempenho nas tarefas de fluĂȘncia verbal. Desta forma, tais tarefas tĂȘm-se
revelado boas indicadoras de disfunção cerebral e, mais especificamente, tĂȘm-se mostrado
sensĂveis a alteraçÔes da doença e bons preditores de demĂȘncia. O presente estudo tem
como objectivo geral avaliar se a fluĂȘncia verbal na Doença de Parkinson se encontra
diminuĂda em estĂĄdios iniciais da doença (estĂĄdios II e III na Escala de Hoehn & Yahr).
Concretamente, participaram 40 sujeitos, metade com DP e a outra metade sem DP.
Nenhum dos participantes apresentava defeito cognitivo, nem diferiam quanto a nĂveis de
ansiedade e depressĂŁo. A avaliação da fluĂȘncia verbal foi feita atravĂ©s de trĂȘs provas de
fluĂȘncia verbal semĂąntica (animais, nomes de pessoas e artigos de comer) e trĂȘs provas de
fluĂȘncia verbal fonĂ©mica (letras P, R e M). Os resultados observados evidenciaram que os
sujeitos com DP apresentaram uma fluĂȘncia verbal total inferior aos sujeitos sem doença.
Contudo, quer para a fluĂȘncia verbal fonĂ©mica, quer para a fluĂȘncia verbal semĂąntica, nĂŁo
foram observadas diferenças significativas entre os grupos. Relativamente às repetiçÔes, os
sujeitos com DP proferiram-nas em maior nĂșmero, comparativamente com os sujeitos sem
DP, sendo as diferenças significativas apenas para a tarefa de fluĂȘncia verbal fonĂ©mica. No
que diz respeito ao grupo com DP, não se verificaram diferenças significativas entre os
estĂĄdios II e III nas provas de fluĂȘncia verbal. No seu conjunto, os resultados obtidos
sugerem que nos estĂĄdios iniciais de DP, e na ausĂȘncia de demĂȘncia, nĂŁo se verificam
efectivas alteraçÔes a nĂvel da fluĂȘncia verbal, tornando-se necessĂĄria a condução de
futuros estudos para elucidar melhor esta questĂŁo.
Description
Monografia apresentada Ă Universidade Fernando
Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção
do grau de licenciada em Psicologia, especialização em Psicologia ClĂnica