Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.43 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Cette recherche vise à identifier les conséquences de l’apprentissage et de la pratique des concepts du
Sensible dans les manières d’être du praticien professionnel. L’enseignement en psychopédagogie
perceptive amène l’apprenant à se former et à se transformer au contact du Sensible et cette
transformation a des conséquences sur la pratique et la posture du praticien dans son exercice. Et donc,
j’aimerais, par cette recherche, identifier les conséquences de cet apprentissage dans les manières
d’être liées à la posture du praticien. Une analyse qualitative, classificatoire, de trois entretiens menés
avec des collègues, a mis en valeur les attitudes transformées et réclamées pour cette posture. Par
exemple, les qualités de présence et d’écoute, les qualités d’authenticité et d’ouverture contribuent
visiblement à une meilleure relation à la personne, et une meilleure stabilité du praticien dans son
exercice.
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as consequências da aprendizagem e da prática dos conceitos do Sensível nas maneiras de ser do praticante profissional. O ensino em psicopedagogia perceptiva proporciona ao aprendente a possibilidade de se formar e de se transformar através do contacto com o Sensível e esta transformação ocasiona consequências na prática e na postura do praticante durante o execício da sua função. Então, eu gostaria de, através desta pesquisa, identificar as consequências desta aprendizagem nas maneiras de ser, relacionadas com a postura do praticante. Utilizando uma uma análise qualitativa, classificatória, das três entrevistas realizadas com colegas, identifiquei as atitudes transformadas e reivindicadas por esta nova postura. Por exemplo, as qualidades de presença e de escuta, as qualidades de autenticidade e abertura que contribuem visivelmente para um melhor relacionamento com a pessoa, e uma melhor estabilidade do praticante no seu exercício da sua função.
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as consequências da aprendizagem e da prática dos conceitos do Sensível nas maneiras de ser do praticante profissional. O ensino em psicopedagogia perceptiva proporciona ao aprendente a possibilidade de se formar e de se transformar através do contacto com o Sensível e esta transformação ocasiona consequências na prática e na postura do praticante durante o execício da sua função. Então, eu gostaria de, através desta pesquisa, identificar as consequências desta aprendizagem nas maneiras de ser, relacionadas com a postura do praticante. Utilizando uma uma análise qualitativa, classificatória, das três entrevistas realizadas com colegas, identifiquei as atitudes transformadas e reivindicadas por esta nova postura. Por exemplo, as qualidades de presença e de escuta, as qualidades de autenticidade e abertura que contribuem visivelmente para um melhor relacionamento com a pessoa, e uma melhor estabilidade do praticante no seu exercício da sua função.
Description
Trabalho de Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva