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Desenvolvimento da linguagem aos 24 meses de idade: fatores de risco relacionados com a criança

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Abstract(s)

Sabemos que o domínio da linguagem é fulcral na sobrevivência no mundo moderno e pode, se deficitária, prejudicar uma integração completa e absoluta na vida social. Neste contexto, existe muita investigação com o objetivo de obter uma melhor compreensão do processo de aquisição de linguagem com o objetivo, em última análise, de garantir que a competência da criança neste processo seja bem-sucedida. Para tal é imprescindível considerar os contextos e os fatores envolventes a que cada criança está exposta. Objetivo: Verificar o repertório lexical de crianças (entre os 23 e 25 meses de idade) falantes do português e a associação entre a quantidade de palavras faladas e as variáveis: tempo de gestação, peso ao nascimento, intercorrências neonatais e tempo de uso de ecrãs. Método: 54 pais de crianças com idades compreendidas entre os 23 e os 25 meses, dos Distritos de Porto e Braga, participaram do estudo. Preencheram o questionário sociodemográfico e o "Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo - Palavras e Frases (16-30 meses).". Foi aplicada estatística descritiva e inferencial. Resultados: A média das palavras emitidas foi de 212. Os fatores estudados não apresentaram correlações significativas com as medidas linguísticas analisadas. Conclusão: Com base na interpretação e análise dos dados apurados o estudo demostra que existe uma evolução significativa da média das palavras aos 23 meses (144, 07), aos 24 meses (238,77) e aos 25 meses (231,88). reforçando o rápido crescimento do vocabulário conforme o avanço da idade nesta faixa etária, corrobora também, o fato de as crianças com 24 meses já possuírem um repertório maior que 50 palavras. Para o estudo dos fatores de risco será necessário, provavelmente, um alargamento amostral.
We know that mastery of language is central to survival in the modern world and can, if deficient, jeopardise full and complete integration into social life. In this context, there is a lot of research aimed at gaining a better understanding of the process of language acquisition with the ultimate goal of ensuring that the child's competence in this process is successful. To this end, it is essential to consider the contexts and factors to which each child is exposed. Objective: To verify the lexical repertoire of Portuguese-speaking children (between 23 and 25 months of age) and the association between the number of words spoken and the variables: gestation period, birth weight, neonatal complications and time spent using screens. Method: 54 parents of children aged between 23 and 25 months from the districts of Porto and Braga took part in the study. They completed the sociodemographic questionnaire and the "MacArthur Inventory of Communicative Development - Words and Phrases (16-30 months)". Descriptive and inferential statistics were applied. Results: The average number of words uttered was 212. The factors studied did not show significant correlations with the linguistic measures analysed. Conclusion: Based on the interpretation and analysis of the data, the study shows that there is a significant increase in the average number of words at 23 months (144.07), 24 months (238.77) and 25 months (231.88), reinforcing the rapid growth of vocabulary as age progresses in this age group, and also corroborating the fact that children at 24 months already have a repertoire of more than 50 words. The study of risk factors will probably require a larger sample.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala

Keywords

Desenvolvimento linguístico Fatores de risco Reportório lexical Language development Risk factors Lexical repertoire

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